22.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Promotoria de Florianópolis se opõe a casamentos homossexuais

spot_img

O direito de casais homossexuais se casarem no civil em Florianópolis tem sido impedido pela 13° Promotoria de Justiça, responsável pela fiscalização das habilitações de casamentos. O titular da unidade, promotor Henrique Limongi, costuma impugnar as solicitações, usando como justificativa a Constituição Federal de 1988 (CF/88). O direito de casamento entre pessoas do mesmo sexo é assegurado por uma decisão do Supremo tribunal Federal (STF) e por uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com os dados do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Promotoria da capital catarinense tentou barrar 57 habilitações de casamentos homoafetivos entre 2017 e 2019. Só no ano passado foram 46. Todas as impugnações foram negadas judicialmente.

Em nota, Limongi afirmou que é “devoto do Estado de Direito” e que a Resolução do CNJ sobre o tema não pode se sobrepor à CF/88.

O promotor faz referência ao parágrafo 3º do artigo 226 da Constituição Federal onde é dito que “para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento”.

Contudo, o promotor afirmou que não age de tal forma por preconceito ou homofobia.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas