21.2 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Regras do cartão de crédito não mudam, segundo BC

spot_img

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira (24) que a política monetária não é definida com base no IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a ‘inflação oficial’ do Brasil.

Na quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou que o IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial do Brasil, avançou 0,71% em janeiro, no maior resultado para o mês desde 2016. A alta gerou no mercado expectativa de que o ciclo de corte dos juros básicos se encerre em breve.

Entre os eventos atípicos, Campos Neto citou a pressão inflacionária dos preços da carne, que subiram com força no fim de 2019.

Regras do cartão de crédito ficam como estão

Campos Neto também disse que a autoridade monetária não estuda nenhuma intervenção nas regras do rotativo do cartão de crédito, apesar de os juros da modalidade estarem subindo e serem “bastante altos”.

“Não estudamos nenhum tipo de intervenção de nenhuma forma nesse produto”, afirmou. “É um produto que tem particularidades, mas queria enfatizar que não temos nenhuma medida nesse sentido”, reforçou.

Campos Neto afirmou que “gera indagação” o fato de a quantidade de parcelas nas compras com cartão não terem diminuído, mas sim, aumentado, com a queda dos juros.

“Existia uma expectativa por parte dos reguladores de que a parcela sem juros ia diminuir o duration (prazo médio de recebimento das vendas), porque o ganho que você tem em parcelar é menor. Só que o que tá acontecendo é o contrário. O que aconteceu é que está aumentando o duration”, disse.

Segundo ele, isso ocorre porque a decisão de dividir ou não a compra é do vendedor, que acaba recomendando o parcelamento para fazer com que a prestação caiba no bolso do cliente e o valor total da compra seja maior.

O presidente o Banco Central disse ainda que, com exceção do rotativo do cartão e do cheque especial – que sofreu um limite de juros agora em janeiro – todas as outras modalidades de crédito “têm uma competição saudável”.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas