21.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Seis casos “importados” de dengue são registrados em Jundiaí

spot_img

Com o período de férias e as viagens de fim de ano, há o risco de se contrair doenças como dengue, zika, chikungunya em áreas que haja a transmissão. Em 2020, segundo o Boletim Epidemiológico de Arboviroses disponibilizado pela Vigilância de Saúde Ambiental (Visam), o deslocamento de pessoas para essas áreas resultou em seis casos de dengue em Jundiaí.

Todas as providencias e ações foram realizadas pela vigilância diante desses casos, mas a população deve estar atenta aos mosquitos transmissores (Aedes aegypti) e eliminar os possíveis criadouros, reduzindo a possibilidade de novos casos da doença.

Contudo, segundo a biomédica da Visam, Ana Lúcia de Castro, todos os casos registrados em Jundiaí foram importados e originados no interior paulista (dois casos) e no Paraná (quatro casos).

“A preocupação com os importados é em relação ao período de transmissão. Se as pessoas retornam para os bairros onde moram durante a viremia, no caso de picadas, transmitem o vírus para os mosquitos, os infectando, gerando o ciclo de transmissão autóctone. Por isso é muito importante que esses deslocamentos e início dos sintomas sejam passados para os profissionais da saúde”, alerta a biomédica, lembrando que são essas informações que abastecem as notificações e desencadeiam as ações de vigilância.

Vale ressaltar que as Arboviroses são doenças caracterizadas pelos sintomas de dor de cabeça, febre, dores e manchas vermelhas pelo corpo. Em caso de alguns desses sintomas, é necessários buscar o atendimento médico mais próximo.

Prevenção:

Prevenir é a melhor forma de evitar e eliminar ps focos do mosquito transmissor na região. Para isso é necessário:

  • Recipientes sem uso e que possam acumular água devem ser eliminados;
  • Garrafas devem ser armazenadas de boca para baixo;
  • Vasos de plantas devem ser mantidos sem o prato apoiador;
  • As calhas devem ser sempre limpas e desentupidas;
  • É importante manter as caixas d’água bem vedadas.
Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas