22.7 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Valinhos repõe bustos e monumentos roubados

spot_img

Valinhos está devolvendo aos locais de origem bustos de personalidades que fazem parte da história da cidade. A primeira restituição aconteceu domingo (20), dia de São Sebastião. Aproveitando a presença do arcebispo dom João Inácio, que celebrou a missa solene do padroeiro, foi reinstalada a réplica do busto do Monsenhor Bruno Nardini, furtado em setembro de 2018, na base no Largo São Sebastião.

No final da missa, o arcebispo, juntamente com padres que fizeram a celebração, deu a bênção ao monumento. O busto foi colocado no largo em 1981, em homenagem ao Monsenhor Bruno. O busto do Monsenhor foi o primeiro de uma série de monumentos que serão devolvidos à cidade depois de terem sido furtados, visando sobretudo a preservação da memória histórica de Valinhos.

O Monumento dos Imigrantes, na Praça José Ferraro, já está com praticamente pronto e deverá ser recolocado no local dentro das comemorações do aniversário de Valinhos.  As placas que marcam as inaugurações dos espaços públicos também serão reproduzidas e recolocadas nos seus lugares.

No segundo semestre de 2018, Valinhos viveu uma onda de furtos e dilapidação de seu patrimônio histórico, quando sete placas, bustos e monumentos, todos feitos em bronze, metal que possui valor comercial e que atrai os criminosos, foram furtados.

Em função das ocorrências, todas as placas e bustos foram retirados e substituídos por réplicas em material de menor valor. Os originais ficarão em museu dedicado à memória da cidade.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas