19.6 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Estudante ruivo afirma ser pardo e entra por cotas raciais em universidade da Bahia

spot_img

Um homem de pele clara e cabelo ruivo conseguiu uma vaga no curso de medicina da Universidade Estadual Sudoeste da Bahia após concorrer nas cotas raciais e se auto declarar pardo no momento da matrícula.

O caso está sendo investigado no campus onde o estudante prestou o vestibular, em Vitória da Conquista, por meio de um processo administrativo, após denúncia de um concorrente que se diz pardo – filho de pai negro e mão branca.

Michelson Mendonça da Silva, o estudante investigado, está no primeiro semestre de medicina. Ele ingressou na faculdade após fazer o vestibular de 2019 e concorrer a uma vaga pelas cotas raciais, destinadas e negros e pardos.

No edital do vestibular consta que no momento da matrícula, o candidato que concorre a uma vaga pelas cotas raciais deve preencher um formulário no qual se autodeclara pardo ou negro, sem a necessária verificação presencial que confirme a veracidade da informação.

Na Bahia essa forma de ingressar na faculdade por meio de cotas é cercada de polêmicas. Devido a tentativas de fraude, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), implantou a averiguação presencial das autodeclarações.

Segundo a UFBA, “a verificação é pelo caráter fenotípico, não é ascendência, pois entende-se que, no campo das relações sociais no Brasil, a questão do racismo focado no fenótipo é muito mais forte do que o racismo calcado em origem ou outros elementos, como religião e cultura”.

O estudante investigado tem entendimento contrário do da UFBA. Mesmo dizendo ser ruivo, ele se considera pardo, porque tem uma avó negra.

“A questão étnico-racial é de identidade cultural, de como a pessoa se vê me comunidade”, disse Michelson.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas