15.3 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Hospital de Porto Alegre testa nova droga contra câncer de mama

spot_img

Em caráter experimental, uma droga testada pela equipe do Hospital Conceição, em Porto Alegre, acende uma luz a pacientes de um tipo específico de câncer de mama (HER2 positivo) que tentaram todos os tratamentos disponíveis, mas sem sucesso, e a doença se espalhou.

Embora ainda em fase inicial de teste, mulheres relataram que a terapia biológica vem apresentando bons resultados, principalmente na qualidade de vida.

“Hoje tenho uma expectativa de vida longa, coisa que eu não tinha antes, pois estava muito desanimada e desistindo do tratamento. Atualmente vivo bem e feliz, graças a essa nova terapia”, afirma Carmine da Silva Dutra, 34 anos.

A paciente conta que descobriu o câncer de mama em 2018 enquanto amamentava o seu bebê de apenas um ano. À época se submeteu a várias sessões de quimioterapia que foram realizadas no setor de oncologia do Hospital Regina, na cidade de Novo Hamburgo, a 35 km de Porto Alegre, no entanto, o tratamento convencional no combate ao câncer não resultou e ela teve que fazer mastectomia.

Já com o novo método aplicado, ainda em fase de pesquisa, a droga vem ”causando menos efeitos colaterais”, disse, esperançosa. “Na primeira sessão do tratamento, após uns 10 dias, senti que diminuiu a dor e o nódulo no seio. Na segunda etapa da terapia eu já não tinha mais dor e o nódulo havia diminuído. Hoje tenho uma qualidade de vida muito melhor”, afirma.

O que é

A substância que vem sendo usada na nova terapia biológica para o tratamento do câncer de mama (HER2 positivo), a trastuzumabe deruxtecan, está sendo testada e aplicada em nove pacientes no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre.

Ela foi aprovada no dia 6 de janeiro pela FDA (Food and Drug Administration), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. O órgão norte-americano é responsável pela proteção e promoção da saúde pública.

Aqui no Brasil, a droga deverá ser aceita, em breve, pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) e poderá ser utilizada em pacientes brasileiras que já realizaram inúmeros tratamentos contra o câncer de mama sem sucesso

Como funciona

A terapia biológica com o uso substância trastuzumabe deruxtecan é realizada a cada 21 dias, por tempo indeterminado, no setor de oncologia do Hospital Conceição e leva em média 30 minutos. Antes de realizar o procedimento, a paciente passa por alguns exames rotineiros, como hemograma e eletrocardiograma, e no mesmo dia retorna para casa.

Nesta fase da pesquisa, estão sendo colocados pacientes que tiveram progressão da doença mesmo após esgotados os tratamentos iniciais para câncer de mama metastático HER2 positivo, um tipo de tumor que costuma ser mais agressivo.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas