20.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

OMS chama epidemia de coronavírus como ‘ameaça muito grave para o mundo’

spot_img

Poucas semanas após minimizar a importância da epidemia de coronavírus, a OMS (Organização Mundial da Saúde) voltou atrás hoje. Para o diretor-geral da instituição, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a propagação da doença “representa uma ameaça muito grave para o mundo”.

A declaração foi feita na abertura de um seminário em Genebra, com a participação de mais de 400 pesquisadores e autoridades sanitárias de vários países. Ghebreyesus também fez um apelo para que amostras do vírus sejam compartilhadas com o objetivo de acelerar as pesquisas sobre tratamentos e vacinas.

Em meados de janeiro, a OMS havia decidido não declarar urgência internacional sobre o coronavírus. Apenas no final do último mês, quando a epidemia já havia deixado 170 mortos e infectado quase 8.000 pessoas na China e 98 pessoas em 18 países, a organização voltou atrás.

Mais de mil mortos

Segundo o novo balanço divulgado pelo governo chinês nesta terça-feira, o coronavírus já deixou 1.016 mortos e contaminou mais de 42 mil pessoas. Nas últimas 24 horas, foram 108 mortos, o maior número de vítimas fatais registrado em apenas um dia desde o início da epidemia em dezembro.

Fora da China, a pneumonia viral matou duas pessoas e 400 infecções foram confirmadas em cerca de 30 países. O caso de um britânico que contraiu o vírus em Singapura e que em seguida contaminou ao menos 11 pessoas em uma estação de esqui nos Alpes Franceses fez a OMS temer o avanço mundial da doença. A organização também pediu que os países adotem medidas urgentes de confinamento.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas