19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Sanitarista tranquiliza foliões sobre risco de coronavírus no carnaval

spot_img

Os foliões que pretendem brincar o carnaval pelo Brasil a fora, mas estão preocupados com os riscos de contaminação pelo coronavírus, podem seguir o bloco. De acordo com o médico sanitarista Alexandre Chieppe, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, não há risco de contaminação, uma vez que não há evidência de que o coronavírus esteja no Brasil.

“É importante esclarecer que neste momento não há evidência de circulação do coronavírus em nenhum país que não seja a China. Os casos que nós tempos importados, inclusive em outros países, são caos de pessoas que adquiriram a infecção na China”, afirmou o sanitarista.

Medidas preventivas

O sanitarista garante que as medidas preventivas que vêm sendo sugeridas à população pelos órgãos dos governos federal, estadual e municipal de saúde servem para diversas outras doenças de transmissão respiratória, inclusive o sarampo.

A recomendação é, ao espirrar, cobrir o nariz e a boca com a mão para não colocar eventuais micro-organismos no ambiente; outra dica é evitar, sempre que possível, locais fechados com aglomeração e pouco ventilados. Além, é claro, da lavagem regular das mãos e eventual utilização de álcool gel.

Até o momento, o Brasil tem 16 casos suspeitos de coronavírus. O sanitarista afirmou que no estado do Rio de Janeiro não há nenhum caso suspeito em investigação. Ele acrescentou que não há também recomendação nenhuma de uso de máscara.

O coronavírus é um vírus de transmissão respiratória, de pessoa a pessoa, explicou Chieppe. “Uma pessoa infectada pode passar o vírus para outra por meio de secreção e pelas vias respiratórias em contato com a mucosa dessa pessoa. Boca e olhos são as principais portas de entrada”. Lembrou ainda que o contato com superfícies contaminadas é um fator de risco

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas