19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Sem pânico! Veja os cuidados para se prevenir contra o coronavírus

spot_img

Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, confirmado através de exame de contraprova, o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que a população deve manter a calma.

Durante entrevista, o ministro evitou qualquer tom de alarde e reconheceu a preocupação dos brasileiros diante do primeiro caso no país. “Há a pressão da opinião pública. Tem que ter muita calma. Transmitir calma, para evitar o alarmismo. E vamos atravessar essa gripe. Tentar minimizar o máximo o estresse”, disse Mandetta.

O Ministério da Saúde orienta que a população deve cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e evitar contatos com pessoas doentes, como algumas medidas preventivas.

Além disso, o ministério criou uma relação de cuidados a serem tomados para reduzir o risco de propagação do vírus. Veja quais são:

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Não é preciso entrar em pânico

Segundo o infectologista Ronald Pedrosa, os brasileiros não precisam entrar em estado de pânico, mesmo em ambientes com grande circulação de pessoas vindas de outros países, como em aeroportos.

“Você talvez veja funcionários de alfândega usando máscaras e luvas, mas não há necessidade de ir ao aeroporto usando uma máscara ou entrar em pânico se alguém tossir ao seu lado. Apenas lave bem suas mãos e siga as regras básicas de higienização”, indica o médico.

O médico também ressalta que mesmo em países com maiores números de casos, a grande maioria deles não tem gravidade, e que apenas pessoas com idades mais avançadas ou em estado de saúde debilitado são as que correm mais riscos.

Apesar disso, Pedrosa não descarta que os turistas que vieram ao Brasil para curtirem o carnaval possam ter trazido o vírus, mesmo sem saber que estavam contaminados. Ele também acredita que novos casos possam surgir dentre alguns dias, após o período de incubação, que pode levar 14 dias.

“Enquanto ele estava restrito à China, era mais fácil fechar as fronteiras para conter a doença. Mas, uma vez que ela chegou à Europa, isso se torna muito mais complicado”, afirma.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas