22.3 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Senado aprova lei que proíbe venda de narguilé para crianças e adolescentes

spot_img

Foi aprovado no Senado, nesta terça-feira (11), projeto de lei que proíbe a venda de acessórios ligados ao fumo para crianças e adolescentes. Estão listados no texto a narguilé, cachimbos, piteira e papel para enrolar cigarro.

Além disso, a proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e é de autoria do ex-deputado Antonio Bulhões (Republicanos-SP).

O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2018, mas precisará ser analisado novamente pelos deputados porque foi modificado pelo Senado.

Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe vender à criança e ao adolescente os seguintes produtos:

  • armas, munições e explosivos;
  • bebidas alcoólicas;
  • produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica ainda que por utilização indevida;
  • fogos de estampido e de artifício, exceto aqueles que pelo seu reduzido potencial sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida;
  • revistas e publicações com material impróprio ou inadequado;
  • bilhetes lotéricos.

Agora, o novo projeto inclui “produtos fumígenos e acessórios ou insumos utilizados em seu consumo, tais como cachimbo, narguilé, piteira e papel para enrolar cigarro”.

Segundo o projeto, quem vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar os produtos fumígenos a menores de 18 anos poderá ser punido com 2 a 4 anos de detenção, além do pagamento de multa.

A proposta diz ainda que o estabelecimento que vender cigarro, narguilé e outros acessórios ligados ao fumo a crianças e adolescentes estará sujeito a uma multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil. Além disso, o comércio ficará interditado até o recolhimento da multa aplicada.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas