23.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Franco da Rocha: blog da Educação tem atividades estudantes

spot_img

Neste período em que o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus, as atividades nas escolas municipais de Educação Básica (Emebs) de Franco da Rocha permanecem suspensas para preservar a saúde de colaboradores e alunos. Ainda não há previsão de retorno às aulas; A prefeitura planeja a reorganização do calendário letivo sem que o aprendizado dos alunos seja prejudicado, cumprindo as horas-aula necessárias.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, todas as escolas de ensino fundamental brasileiras deveriam ter obrigatoriamente o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas de aula. A pandemia levou ao cancelamento do mínimo de dias letivos, mas com as mesmas 800 horas de aulas. Em Franco da Rocha há mais que o mínimo obrigatório: mil horas/aula em 200 dias letivos.

Os alunos das escolas municipais da prefeitura são crianças de até 11 anos, e têm necessidades específicas de aprendizagem que exigem a mediação de um professor, com formação específica e condições para o ensino. Esses fatores dificultam a possibilidade de aulas à distância para essa faixa etária.

Por causa dessa situação atípica, a Secretaria da Educação de Franco, a partir da organização de cada escola, oferecerá semanalmente sugestões de vivências e atividades que as crianças podem fazer em casa. Isso não funcionará como substituição ou reposição do conhecimento escolar.

O material elaborado visa colaborar com a organização da rotina doméstica dos alunos, trazendo construção de conhecimentos em ambiente familiar. O material ficará disponível no Blog da Educação, na aba Escola Presente: blogdaeducacao.com.br/escola-presente.

O Blog da Educação é uma plataforma onde as equipes das Emebs contam o dia a dia na escola, compartilhando atividades desenvolvidas com as crianças, processos de aprendizagem e um universo de descobertas e conhecimentos. No ar há quase três anos, o Blog é um meio para que os pais ou responsáveis pelas crianças franco-rochenses fiquem por dentro da rotina dos filhos, e ainda acompanhem os projetos concebidas pelas unidades escolares.

Para os alunos e seus familiares, foram criadas as abas Educação Infantil, Ensino Fundamental e Pais e Famílias, nas quais serão postados informes, atividades lúdicas, vídeos, mensagens, fotos e textos. Ações que poderão ser realizadas em casa e orientações aos pais e familiares, para que durante a quarentena, o espaço da casa possa contribuir para a continuidade do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Os profissionais da educação contarão com uma aba específica, onde serão repassadas dicas de estudo e reflexão sobre temas pedagógicos, denominada Dicas Didáticas.

Os materiais oferecidos nessa nova seção são conteúdos especialmente enviados pelas unidades escolares e analisados por técnicos da Secretaria da Educação, os quais também compartilharão orientações e sugestões a alunos, pais, familiares e profissionais da educação.

Para os alunos sem acesso à internet essas sugestões de atividades serão entregues em casa, por meio da escola mais próxima.

Merenda escolar – Enquanto durar o isolamento social e a suspensão de aulas, a prefeitura continuará oferecendo complementação alimentar às famílias em situação de maior vulnerabilidade social. Estão sendo entregues cestas básicas para 4 mil crianças atendidas pelo programa Bolsa Família que estão matriculadas na rede municipal.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas