O governo francês proibiu nesta quarta-feira (27) o uso da cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19. A decisão foi tomada após duas entidades responsáveis pela saúde pública na França se declararam contra o uso.
Desde o fim de março a cloroquina estava sendo usada, de maneira excepcional, nos hospitais do país para tratar casos graves da doença. Apesar disso, o uso em testes clínicos ainda está autorizado.
“Seja em consultas ou no hospital, esta molécula não deve ser prescrita para pacientes afetados pela Covid-19”, afirmou o ministério da Saúde, após a publicação do decreto de proibição no Diário Oficial.
A cloroquina, receitada geralmente para doenças autoimunes como o lúpus, é um dos medicamentos utilizados em testes clínicos desde o início da pandemia no mundo.
Porém, um estudo publicado na semana passada pela renomada revista médica “The Lancet” afirmou que o mediamento não é eficaz contra o novo coronavírus. A pesquisa com 96 mil pacientes indicou que, além de não ajudar na recuperação, a substância pode provocar um risco maior de morte de desenvolvimento de arritmia cardíaca.
Após a publicação na revista, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu suspender temporariamente o uso da cloroquina em pesquisas que ela coordenava com cientistas de 100 países.





