18.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Após aumento de casos de Covid-19, Valinhos volta a fechar comércio nesta terça (16)

spot_img

Após aumento nos casos de Covid-19, Valinhos terá que fechar novamente os comércios não essenciais nesta terça-feira (16). A determinação é da prefeitura e a medida deve ser cumprida por pelo menos uma semana.

Isso aconteceu porque a Secretaria de Saúde apontou crescimento não só nos casos, mas também na taxa de ocupação dos leitos de UTI. A cidade tem 198 casos confirmados e seis mortes.

Na Santa casa de Valinhos, o superintendente informa que 100% dos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão ocupados.

“Aumentamos de 18 para 22 esses leitos, mas os 22 já estão ocupados. Não temos mais condições de ampliar esse número”, disse, em nota, Fernando Pozzuto.

“Com isso, apenas os serviços considerados essenciais, como restaurantes/bares (delivery ou retirada) supermercados e farmácias, poderão abrir as portas a partir de terça-feira”, informa a prefeitura.

Irregularidades no comércio

Além disso, a prefeitura informou ainda que o descumprimento das regras sanitárias por parte dos comerciantes também foi um fator importante na volta da quarentena total, onde apenas serviços essenciais podem funcionar.

“É preciso deixar claro que boa parte dos comerciantes cumpriu as medidas da Vigilância, fez a sua parte. Mas infelizmente há uma outra parte que simplesmente ignorou as regras”, disse Cláudia Maria dos Santos, diretora da Vigilância Epidemiológica.

Dentre as irregularidades mais comuns estão o desrespeito ao horário de funcionamento, restrito a quatro horas por dia; excesso de pessoas por ambiente; falta de controle e orientação de filas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas