‘Dia do Vinho’ mantém viva a tradição de produtores centenários em Jundiaí

O bisavô de Antonio “Tonico” Mingoti, Luigi, veio da Itália para o Brasil em 1888, com seus três filhos, e se estabeleceu na região de Jundiaí.

Hoje com 92 anos, seu Tonico se lembra de visitar a adega, ainda criança, e dos vinhos produzidos a partir das uvas plantadas pela família – uma tradição que se mantém até hoje, com a Adega Mingoti, no bairro da Roseira.

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Nunca se poderia imaginar, porém, um estrago como o causado pela pandemia do coronavírus.

“Nossa adega é pequena – acho que é a menor de Jundiaí – , já atendíamos poucas pessoas, e agora ficou tudo parado”, conta o filho de seu Tonico, Antonio Donizetti, que ajuda a administrar a venda dos vinhos e a plantio de uvas do tipo Maxima, hoje em um espaço bem mais reduzido.

Mas a pequena adega resiste: ela é uma das participantes da iniciativa para marcar o Dia do Vinho, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).

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Por meio dela, a venda de vinho, até o próximo dia 5 de julho, irá ajudar também famílias carentes e produtores rurais de Jundiaí: toda garrafa de vinho vendida pelas 15 adegas e vinícolas participantes será transformada em cestas verdes, compostas por frutas, verduras e legumes, que serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade (Funss).

“Tonico” Mingoti, 92 anos, e o vinhedo no bairro da Roseira: adega tenta retomar venda com a campanha do Dia do Vinho

Lembrado em nível nacional sempre no primeiro domingo de junho, este ano o Dia do Vinho, em Jundiaí, está sendo promovido desta forma. O objetivo é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pandemia, e a cesta verde também virá de Jundiaí, sendo adquirida de agricultores locais, também impactados pelo coronavírus.

Adega Mingoti, “a menor de Jundiaí”: retomada aos poucos dentro da iniciativa do Dia do Vinho

Um pouco mais jovem, com 45 anos de atuação, a Adega Negrini, no Ivoturucaia, também faz parte da ação pelo Dia do Vinho. Produtora de uvas como a Isabel, Curbina e Niágara, no começo da pandemia a adega viu as vendas pararem completamente; hoje são lentamente retomadas, com todas as precauções e atendimento via WhatsApp. “Sou só eu e meu irmão para cuidar de tudo, então não temos como fazer entregas. Mas a iniciativa do Dia do Vinho certamente vem ajudar”, diz Marcos Antônio Negrini, que herdou a tradição do pai.

Marcos Negrini e a filha, Cassia, na adega, uma das participantes da campanha Dia do Vinho

A lista completa das adegas e vinícolas pode ser consultada aqui: https://rotasturisticas.jundiai.sp.gov.br/vinho/wp-content/uploads/sites/7/2020/06/clique_e_compre_interativo.pdf

Vídeo

Para reforçar ainda mais a iniciativa, a UGAAT colocou no ar neste domingo (21) um vídeo divulgando as adegas participantes, tendo como protagonistas as famílias que vivem da produção de vinho.

Segundo a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo da UGAAT, Marcela Moroo vídeo é fruto de muita dedicação e tem como protagonistas as famílias que vivem da produção de vinho. “Prorrogamos nossa ação, que seria encerrada nesta sexta (19), para podermos ampliar a participação e, consequentemente, as doações. Aqui está nosso carinho com o vinho, o que ele representa para nossas famílias e também um pouco da nossa Campanha #DiadoVinho2020”, resume.

O vídeo pode ser visto nos canais da Prefeitura de Jundiaí.

Todos os que adquirirem garrafas de vinho em um dos estabelecimentos participantes estão sendo convidados a postar uma foto em suas redes sociais, marcando #DiadoVinho2020 e @rotadovinhojundiai ”, diz a diretora Marcela Moro. “É uma ação que representa um olhar solidário por nossa cidade, e, ao mesmo tempo, estimulando a comercialização do nosso vinho, que dependia do Turismo para ser vendido, e que hoje, como tantos outros segmentos, enfrenta dificuldades”, complementa.

Para fazer parte da ação, ao encomendar a garrafa, é necessário informar que está participando da iniciativa do Dia do Vinho. Os participantes também são convidados a marcar nas redes sociais a adega/vinícola na qual foi comprado o vinho.

A finalização da campanha será com um encontro virtual entre os participantes, no dia 3 de julho, onde todos serão convidados a “tomar um vinho juntos” e postar suas fotos nas redes.

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