Com a chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil, a digitalização de serviços públicos do governo federal foi acelerada. Somente entre março e maio, foram 156 novos tipos de atendimento liberados na internet, como alguns relacionados ao auxilio emergencial de R$ 600. Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, 729 serviços foram digitalizados desde janeiro de 2019.
Durante a quarentena os serviços disponibilizados pela internet acabam por ajudar muito a população.
Segundo o governo federal, os serviços com a maior demanda envolvem a inscrição no CadÚnico, o pedido do auxílio emergencial e o pedido de seguro desemprego. Em seguida, estão atendimentos relacionados a saque do abono salarial, pedido de comprovante do CadÚnico, emissão de carteira de trabalho, consulta de dados no CPF, pedido de informações sobre o coronavírus, inscrição no Bolsa Família e cadastro de recurso relacionado ao seguro desemprego.
Além disso, a digitalização também envolve serviços ligados diretamente à pandemia de Covid-19, como os da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que oferece 46 tipos de atendimento via internet.
A lista com todos os serviços públicos que passaram a ser oferecidos na internet em 2020 está disponível em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/transformacao-digital/lista-servicos-digitais/servicos-digitais-2020.
Meta é digitalizar todos os serviços do governo federal
De acordo com nova edição da Estratégia de Governo Digital, o intuito é digitalizar todos os serviços públicos até o fim de 2022.
Espera-se que com a digitalização destes serviços, seja gerada uma economia de R$ 38 bilhões entre 2020 e 2025, isso devido a eliminação do papel, da burocracia, erros e fraudes. O governo também espera gastar menos com locação e manutenção de estruturas, bem como com contratação de pessoal voltado ao atendimento presencial.





