16.4 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Jundiaí aplica mais testes de Covid-19 que a Alemanha

spot_img

As iniciativas de combate ao coronavírus em Jundiaí foram essenciais para conter o avanço da pandemia na cidade, segundo avaliação de especialistas em saúde.

Diversos especialistas ouvidos pelo Novo Dia destacaram principalmente as ações da Prefeitura em realizar testes em massa para identificar novos casos de Covid-19.

De fato, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) testar a população é uma das iniciativas mais recomendadas internacionalmente para controlar a disseminação da pandemia.

“A forma mais eficaz de salvar vidas é quebrar a cadeia de transmissão. E para fazer isso precisa testar. Não se pode apagar a fogo cego. Não conseguiremos parar a pandemia se não soubermos quem está infectado. Temos uma simples mensagem: testem, testem, testem. Todos os casos suspeitos. Se eles derem positivo, isolem”, declarou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Jundiaí testa mais que o Brasil e a Alemanha

E, seguindo as orientações da OMS, Jundiaí conseguiu se destacar no combate a pandemia.

Assim enquanto estimativas da OMS revelam que praticamente nenhum estado do brasil alcançou o nível de testes indicados pela organização internacional a cidade de Jundiaí atingiu a meta.

Desde que a pandemia atingiu a cidade a Prefeitura iniciou um processo de testagem em massa da população.

“Jundiaí está à frente até de países como a Alemanha, que testa 25 pessoas a cada 1 mil. Agora, com a implementação dos testes PCR, chegaremos a 52 testes por 1 mil habitantes”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Desde o início da disponibilização do teste rápido para COVID-19 em Jundiaí, em meados de abril, até o final de junho já foram disponibilizados mais de 20 mil testes rápidos COVID-19.

“A testagem ampla garante o mapeamento do avanço da doença na cidade e reduz a subnotificação, permitindo que a cidade conte com informações precisas e em tempo real sobre a COVID-19 no território”, detalha Texera.

Silvia Schiavi foi uma das pessoas que fizeram o teste e avaliou como positiva a iniciativa da Prefeitura.

“Meu marido teve que viajar por conta do serviço e depois que ele voltou comecei a sentir um pouco de febre e tosse. Ai fui correndo fazer o teste e graças a Deus deu negativo. Mas foi muito importante essa iniciativa da prefeitura, me deixou mais aliviada”, disse.

Testes aumentaram o número de infectados mas controlaram a pandemia

Desta forma, cada vez que a Prefeitura ampliou os testes acabou identificando mais infectados e o número de novos casos na cidade subiu.

Porém, isso foi positivo, pois permitiu mapear com mais eficiência os infectados e acompanhar mais de perto tanto as pessoas com sintomas de Covid-19 como os assintomáticos.

Segundo a Prefeitura, o crescimento dos novos casos de infectados era esperado, já que a ação reduz a subnotificação e demonstra a real situação do Novo Coronavírus no cenário jundiaiense.

No total Jundiaí adquiriu 10 mil testes rápidos COVID-19 para a testagem de índices de anticorpos diferentes, com a identificação do contato recente e (IgM) e anticorpos de memória, ou seja, que já teve contato e não está em período de transmissão (IgG) e recebeu do Ministério da Saúde a mesma quantidade, para a testagem IgG.

Além disso, a cidade recebeu muitas doações de teste o que também permitiu ampliar o atendimento.

“Desde que começamos a testar os profissionais da Saúde, Segurança, motoristas e cobradores do transporte público, além da população notificada com sintoma gripal e seus comunicantes, além daqueles que tiveram sintomas e não passaram por serviço de saúde, trabalhamos a redução da subnotificação da cidade. Um grave problema que as cidades sem testes disponíveis para a ampliação da cobertura enfrentam”, destaca Texera.

Outras iniciativas

Além dos testes rápidos a cidade também adotou outras iniciativas que contribuiram para o controle da pandemia na cidade.

Entre elas houve a ampliação dos leitos no Hospital São Vicente e a construção de um Hospital de Campanha, em parceria com o Comando do Exército.

A cidade criou também o Disk 156 Coronavírus e Chat Coronavírus e abriu o processo de inscrição de voluntários da área da saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e farmacêuticos), a fim de ampliar o seu planejamento de trabalho na área da saúde.

A Prefeitura também implantou o sistema de inteligência digital com georreferenciamento de casos positivos de COVID-19, dados que auxiliam na tomada de decisões para a contenção da doença.

Também realizou uma distribuição em massa de máscaras de prevenção para a população. A Prefeitura também fez parceria com universidades para realização de um inquérito epidemiológico (estudo científico) com objetivo de investigar o perfil epidemiológico, verificando a tendência temporal e realizando a distribuição dos casos notificados por meio da análise espacial e grau de imunização da população.

A cidade também criou as Unidades Sentinelas e Pronto-Atendimentos para atendimento exclusivo de casos de Síndrome Gripal.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas