Um adolescente de 15 anos morreu após ser infectado pela peste bubônica na Mongólia, segundo afirmou o ministro de Saúde local nesta terça-feira (14). As autoridades americanas identificaram um esquilo contaminado com a doença no Colorado.
A doença é popularmente conhecida como peste negra, e matou um terço da população europeia na Idade Média. Causada pela bactéria Yersinia pestis, a doença não é transmitida entre pessoas, mas pelo contato com pulgas infectadas, que costumam ser encontradas em roedores, como as marmotas e os ratos.
O jovem foi contaminado após comer carne de marmota. No final de junho outros dois casos foram registrados na Mongólia, envolvendo pessoas que consumiram a carne do mesmo animal. Já no começo deste mês, autoridades chinesas confirmaram que um pastor morreu em decorrência da bactéria.
Após os casos, cinco províncias da Mongólia foram colocadas em quarentena. A região está em estado de atenção para detectar e tratar novos casos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a peste bubônica é fatal em cerca de 30% a 60% dos casos não tratados. Durante a Idade Média, devido à precariedade das condições sanitárias, pelo menos 70 milhões de europeus, um terço da população do continente, morreu pela doença.
De qualquer forma a OMS afirmou que os casos identificados não trazem grandes ameaças e que a situação está “bem administrada”.
As autoridades americanas alertaram que animais como os gatos são muito suscetíveis a serem infectados pela doença, podendo levar a óbito. Já os cães são menos propensos, mas pode carregar pulgas contaminadas.




