18.8 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Aos 97 anos, moradora de Franco da Rocha vence a Covid-19

spot_img

Uma moradora de Franco da Rocha venceu a Covid-19 aos 97 anos. Romualda Santos é uma das mais de mil pessoas curadas da doença no município. A franco-rochense criou sozinha oito filhos, é vó de 25 netos, 10 bisnetos e 2 tataranetos.

Romualda é moradora do Parque Vitória e ficou cinco dias internada no Hospital de Campanha de Franco da Rocha, após ter quase 35% do pulmão comprometido pela doença. Além disso, a idosa é diabética, hipertensa e se recupera da paralisia do lado esquerdo do corpo, causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Outras pessoas da família também contraíram a Covid-19, e após apresentar os primeiros sintomas, Romualda foi levada ás pressas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

Durante o atendimento, a idosa fez exames de sangue, raio-x e testou positivo para o novo Coronavírus. Foram diagnosticados o comprometimento parcial dos pulmões e baixa saturação de oxigênio no sangue. Assim, ela precisou ficar internada, respirando com a ajuda de oxigênio artificial.

O atendimento rápido e eficaz foram fundamentais para conter a evolução da Covid-19 no organismo de Romualda e, após ser estabilizada, ela foi transferida para o Hospital de Campanha. “Nós ficamos muito apreensivos.

Chegamos a pensar no pior porque, com o AVC, ela passou a depender de muitos cuidados, e o risco era grande”, relata o filho, Jorge Ramos, que também foi infectado pela doença, mas se recuperou sem maiores complicações.
“Fui muito bem tratada, fiz muitos exames, tomei soro e fiquei cinco dias internada. Quando eu saí, agradeci a todos eles e peço que Deus acompanhe os médicos e enfermeiros que cuidaram de mim”, conta a idosa emocionada.

Ao chegar em casa, a matriarca foi recebida com palmas pela família e hoje, curada, já retornou à vida normal. “Da Covid ela já se recuperou totalmente. No entanto, devido ao AVC, nós continuamos cuidando dela. Revezamos entre irmãos para garantir que minha mãe nunca fique sozinha”, detalha o filho.

“Eu boto a mão para o céu e agradeço a Deus porque se a gente não tiver fé em Deus, a gente não aguenta”, diz dona Romualda, com um sorriso no rosto.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas