29.9 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Já é possível comprar no Brasil um tecido capaz de eliminar coronavírus em dois minutos

spot_img

Os brasileiros que desejam se prevenir do coronavírus já podem comprar um tecido capaz de eliminar o Covid-19 em dois minutos.

O tecido feito de nanopartículas de prata e sílica inclusive já está sendo utilizado para a fabricação de roupas e, em especial, jalecos para profissionais da saúde.

E o melhor, a tecnologia é 100% nacional e foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a empresa de tecnologia Nanox, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

“Esse composto matou 99,9% do coronavírus e a vantagem deste produto é que ele tem durabilidade de dois anos, aguenta pressão e aguenta temperatura”, explicou ao G1 o professor do Instituto de Química da UFSCar Elson Longo

Porém os pesquisadores ainda devem estudar a duração do efeito antiviral do tecido, já que no caso da ação antibacteriana e fungicida a propriedade dura em torno de 30 lavagens.

No entanto, embora o tecido já venha sendo comercializado ainda não há prazo para que a tecnologia esteja disponível aos consumidores de varejo já que, até o momento, a produção está sendo toda para abastecer a demanda de empresas.

Porém os consumidores podem ter acesso a produtos confeccionados com o tecido comprando das empresas que já estão trabalhando com a nova tecnologia.

Assim, as empresas que estão trabalhando com a tecnologia são Ebraz, em Itu; Saltorelli Têxtil, em Americana; Textil PBS, em Nova Odessa; Delfim, em Sorocaba; e Marco Pólo Têxtil, em Guarulhos.

No entanto, embora o tecido seja capaz de eliminar o coronavírus os pesquisadores ressaltam que é preciso seguir as regras de isolamento social e sanitárias como uso de máscara. Afinal o tecido elimina o coronavírus quando ele cai sobre as roupas mas não impede que ele entre em contato com o sistema respiratório caso medidas de proteção não sejam adotadas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas