26.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Nem só de funk vive a música brasileira

spot_img

Ave Maria no Morro é um samba-canção feito por Herivelto Martins (marido de Dalva de Oliveira) em 1942. É um sucesso há 78 anos; em vários países. Foi gravado por Dalva, Angela Maria, Zucchero Fornaciari e pela banda de Rock Scorpions, entre outros. “Barracão de zinco, sem telhado; Sem pintura, lá no morro; Barracão é bangalô; Lá não existe felicidade de arranha-céu; Pois quem mora lá no morro; Já vive pertinho do céu. Tem alvorada, tem passarada; Alvorecer, Sinfonia de pardais; Anunciando o anoitecer; E o morro inteiro; No fim do dia; Reza uma prece; Ave Maria; Ave Maria, E quando o morro escurece; Eleva a Deus uma prece Ave Maria…” Canção de um povo humilde, trabalhador e honesto, que reza todo anoitecer numa favela carioca. Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli, Zucchero cantaram “L’ora fatata della preghiera; che vien dal bosco. Io la conosco; Scende dal cielo come un incanto, un’armonia; Ave Maria! Ave Maria! Quando il giorno muore canta un canto d’amore Ave Maria!

Obras de arte consagradas. Em 1978, Renato Teixeira fez esta canção consagrada por Elis Regina: Sou caipira Pirapora; Nossa Senhora de Aparecida; Ilumina a mina escura; E funda o trem da minha vida; … Me disseram porém; que eu viesse aqui pra pedir em romaria e prece paz nos desaventos; como eu não sei rezar; só queria mostrar meu olhar, meu olhar, meu olhar. Monte Castelo é uma canção da banda de Rock Legião Urbana. Em 1989, Renato Russo compôs a música com trechos da Bíblia e do poeta português Luís Vaz de Camões. O apóstolo Paulo falou aos Coríntios (1-13) “Ainda que eu falasse a língua dos homens. E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria… O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece…” E Renato Russo (Legião Urbana) emendou com o Soneto 11, poema Amor é Fogo que arde sem se ver, famosa obra do poeta Camões. “É só o amor, é só o amor. Que conhece o que é verdade. O amor é bom, não quer o mal. Não sente inveja ou se envaidece…”

Do Lead ao Lixo

Pra não dizer que não falei de funk, lá vai. Mas antes, tire as crianças da sala. Em dezembro de 2002, o jornalista André Caramonte (no Cotidiano da Folha) informava: “Nas prisões dominadas pelo PCC, conhecido como “Partido do Crime” ou “1533” (porque o P é a 15ª letra e o C, a 3ª), tem funk que é hino. “Se liga seu verme, não vai vacilar/Chegando na muralha vamos lhe pegar/Organização original Primeiro Comando da Capital/ Para todos os vermes tente me entender/ é um pê e dois cês, dos funkeiros  santistas Renatinho e Alemão. O delegado Alberto Corazza, diretor do DPJI 6 (Deinter), de Santos, disse que a polícia não tem conhecimento do funk, dos CDs e rádios FMs que falam da facção criminosa. ‘Não sabemos de nada sobre esse assunto’, afirmou Corazza”.

As músicas atuais, brasileiras, que chegam aos ouvidos das crianças, infelizmente é essa. Tem uma tal Carol que canta coisas do tipo “Liga pra Samu! Ela quis transar com três; Deu hemorragia no c.” Ou “Larguei minha família, a escola, você sabe; Parei com a maconha, tô tô usando crack”. Esta lacradora/cantora e influencer da “pátria educadora” foi candidata (pasmem) a deputada (PCdoB) no Rio em 2018 e contou com apoio do PT e artistas da globolixo. Outra “obra” dessa funkeira que, felizmente, não chegará em todos os lares de família, é bem “feminista”: “Meu namorado é mó otário; Ele lava minhas calcinha (sic)”. O MC Tavinho só canta sexo: Ela me Mamou; Tem uma novinha que fiquei sabendo que ela mama bem; Com a língua devagarinho, ela faz de um jeitinho que outras não tem; E como eu não sou bobo, to querendo, ela quer, ela me mama também…

PS: Veja Ave Maria no youtube.com/watch?v=halYmwkfioc  Veja também o Salmo 23, O Senhor é meu pastor…cantado pela banda Communion em youtube.com/watch?v=3fWRNAaTzR0

Galdino Mesquita

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas