Hong Kong confirma primeiro caso de reinfecção por Covid-19

De acordo com pesquisadores da Universidade de Hong Kong, um homem de 33 anos é o primeiro caso de reinfecção por Covid-19 em todo o mundo. O paciente recebeu alta após se curar da doença em abril, mas no começo deste mês, ele testou positivo novamente depois de voltar da Espanha.


Segundo autoridades sanitárias da cidade, no começo pensou-se que poderia ser um “portador persistente” da Covid-19, mantendo o agente causador da doença em seu corpo desde a primeira infecção.

Publicidade

Apesar disso, os cientistas disseram que as sequências genéticas do vírus contraídas pelo homem em abril e agosto são completamente diferentes. A descoberta pode ser um retrocesso para quem baseia sua estratégia contra a pandemia na suposta imunidade depois da infecção.


“Muitos acreditam que os pacientes recuperados da covid-19 têm imunidade contra reinfecções porque a maioria desenvolveu uma resposta baseada em anticorpos neutralizantes no soro”, diz o estudo da Universidade de Hong Kong.


“Não precisamos tirar conclusões precipitadas, mesmo que este seja o primeiro caso de reinfecção documentado”, disse a líder da resposta à pandemia da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove.

Publicidade


Segundo ela, mesmo que a reinfecção seja possível, ainda não há estudos que comprovem a duração da imunidade contra a Covid-19.


A orientação é que os países continuem a observar e documentar esses tipos de casos e, se possível, identifiquem o genoma do vírus, para comprovar que se trata de uma nova reinfecção. “Temos mais de 24 milhões de casos registrados até o momento e precisamos olhar pra isso a nível populacional”, disse Kerkhove.


De acordo com especialistas, “o SARS-CoV-2 (Covid-19) pode persistir na população humana, como é o caso de outros coronavírus humanos comuns associados a resfriados, embora os pacientes tenham adquirido imunidade por meio de uma infecção natural”. Portanto, eles recomendam que os pacientes recuperados continuem a usar máscaras e respeitar o distanciamento social.

Publicidade

Siga

169,022FãsCurtir
6,743SeguidoresSeguir
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Não Perca

Projetada nova linha intermunicipal de transporte público entre Itupeva e Jundiaí

Atendendo a uma demanda antiga, iniciada pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Itupeva, em benefício dos usuários do transporte público intermunicipal,...

Bolsonaro diz que Brasil foi um dos países que melhor enfrentou a pandemia

Mesmo no exato momento em que o Brasil registra mais de 116 mil mortes pela Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na...

Miss Jundiaí faz campanha para ajudar famílias em vulnerabilidade social

Com a chegada da pandemia de Covid-19 em março deste ano, a estudante de psicologia Daniele Daros, de 22 anos, não pode...

Com mais de 10 dias sem mortes por Covid-19, Jarinu e Cabreúva registram queda de óbitos

As cidades de Jarinu e Cabreúva têm registrado queda significativa no número de novos casos de Covid-19 e, principalmente, no de óbitos...

Jundiaí tem mais de 90% do infectados pela Covid-19 recuperados da doença

Segundo o painel de monitoramento do coronavírus da Prefeitura de Jundiaí, dos 9.940 casos confirmados de Covid-19 na cidade, até quarta-feira (26),...
PUBLICIDADE