22.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Hong Kong confirma primeiro caso de reinfecção por Covid-19

spot_img

De acordo com pesquisadores da Universidade de Hong Kong, um homem de 33 anos é o primeiro caso de reinfecção por Covid-19 em todo o mundo. O paciente recebeu alta após se curar da doença em abril, mas no começo deste mês, ele testou positivo novamente depois de voltar da Espanha.

Segundo autoridades sanitárias da cidade, no começo pensou-se que poderia ser um “portador persistente” da Covid-19, mantendo o agente causador da doença em seu corpo desde a primeira infecção.

Apesar disso, os cientistas disseram que as sequências genéticas do vírus contraídas pelo homem em abril e agosto são completamente diferentes. A descoberta pode ser um retrocesso para quem baseia sua estratégia contra a pandemia na suposta imunidade depois da infecção.

“Muitos acreditam que os pacientes recuperados da covid-19 têm imunidade contra reinfecções porque a maioria desenvolveu uma resposta baseada em anticorpos neutralizantes no soro”, diz o estudo da Universidade de Hong Kong.

“Não precisamos tirar conclusões precipitadas, mesmo que este seja o primeiro caso de reinfecção documentado”, disse a líder da resposta à pandemia da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove.

Segundo ela, mesmo que a reinfecção seja possível, ainda não há estudos que comprovem a duração da imunidade contra a Covid-19.

A orientação é que os países continuem a observar e documentar esses tipos de casos e, se possível, identifiquem o genoma do vírus, para comprovar que se trata de uma nova reinfecção. “Temos mais de 24 milhões de casos registrados até o momento e precisamos olhar pra isso a nível populacional”, disse Kerkhove.

De acordo com especialistas, “o SARS-CoV-2 (Covid-19) pode persistir na população humana, como é o caso de outros coronavírus humanos comuns associados a resfriados, embora os pacientes tenham adquirido imunidade por meio de uma infecção natural”. Portanto, eles recomendam que os pacientes recuperados continuem a usar máscaras e respeitar o distanciamento social.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas