Mais dois países registram casos de reinfecção pelo novo coronavírus

Após confirmação de uma paciente que se infectou novamente pelo novo coronavírus em Hong Kong, a Holanda e a Bélgica também confirmaram casos semelhantes. O paciente holandês era um idoso com sistema imunológico enfraquecido, segundo uma emissora de TV local.

Já o caso belga foi de uma mulher, que contraiu a doença pela primeira vez em março e pela segunda em junho. Segundo informações ela teria apresentado apenas sintomas leves e não precisou ser internada.

Publicidade

A comprovação de casos de reinfecção requer testes genéticos tanto no primeiro quanto no segundo momento de infecção para ver se há diferenças no vírus presente no corpo.

“Que alguém apareça com uma reinfecção, isso não me deixa nervosa. Temos que ver se isso acontece com frequência”, declarou o virologista Marion Koopmans.

De acordo com um outro virologista, Marc Van Ranst, a mulher da Bélgica não desenvolveu anticorpos resistentes na primeira infecção, o que foi insuficiente para evitar uma nova contaminação por uma variante do mesmo vírus.
“Acho que nos próximos dias veremos outras histórias semelhantes. Essas podem ser exceções, mas existem e não são apenas uma. Não é uma boa notícia”, disse Van Ranst.

Publicidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que a reinfecção é possível, mas que os casos de reinfecção pelo novo coronavírus não parecem ser comuns. “É um caso documentado em mais de 23 milhões. E provavelmente veremos mais casos, mas parece não ser um evento regular”, afirmou a porta-voz Margaret Harris sobre o caso em Hong Kong.

Com o anúncio de casos de reinfecção pelo novo coronavírus, começaram os temores sobre a eficácia das vacinas que estão em teste, apesar dos especialistas dizerem que seria necessário haver muito mais casos de reinfecção para que eles se justificassem.

Publicidade

Siga

169,022FãsCurtir
6,743SeguidoresSeguir
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Não Perca

Projetada nova linha intermunicipal de transporte público entre Itupeva e Jundiaí

Atendendo a uma demanda antiga, iniciada pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Itupeva, em benefício dos usuários do transporte público intermunicipal,...

Bolsonaro diz que Brasil foi um dos países que melhor enfrentou a pandemia

Mesmo no exato momento em que o Brasil registra mais de 116 mil mortes pela Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na...

Miss Jundiaí faz campanha para ajudar famílias em vulnerabilidade social

Com a chegada da pandemia de Covid-19 em março deste ano, a estudante de psicologia Daniele Daros, de 22 anos, não pode...

Com mais de 10 dias sem mortes por Covid-19, Jarinu e Cabreúva registram queda de óbitos

As cidades de Jarinu e Cabreúva têm registrado queda significativa no número de novos casos de Covid-19 e, principalmente, no de óbitos...

Jundiaí tem mais de 90% do infectados pela Covid-19 recuperados da doença

Segundo o painel de monitoramento do coronavírus da Prefeitura de Jundiaí, dos 9.940 casos confirmados de Covid-19 na cidade, até quarta-feira (26),...
PUBLICIDADE