Quem disse que aulas remotas distanciam alunos e professores? Foi a partir dessa indagação que surgiu o Projeto Cartas no Colégio Saber, durante o período em que as escolas estão fechadas por conta da pandemia.
Encabeçado pela professora Mariele Troiano, das disciplinas de Sociologia e Filosofia, tais atividades procuraram matar a saudade que os alunos sentiam do contato com o professor no cotidiano, das conversas nos corredores do colégio, a descontração durante o horário do lanche e as agitações dos eventos extracurriculares que o espaço educacional promove regularmente.
Foi então que nasceu a ideia do Projeto no qual os alunos enviariam cartas aos professores e estabeleceriam reciprocidade para além das salas virtuais.
Bastou menos de uma semana para grande parte dos alunos se mobilizar. O resultado quantitativo dessa ideia foi inesperado chegando a de 300 cartas e presentes. Mas o resultado qualitativo foi maior.
Após as entregas e postagens em redes sociais, houve retorno positivo não só dos professores, que se sentiram valorizados diante a rapidez que tiveram que se adaptar às plataformas e tecnologias, mas também das famílias dos estudantes, que sentiram acolhidas em um momento tão difícil para a sociedade.
O canal de escuta entre aluno e professor foi fortalecido, é o que diz a professora Mariele.
“As mensagens digitais e as interações nas aulas passaram a ser mais constantes, bem como o exercício da gratidão e do reconhecimento entre os próprios alunos. A importância desse acolhimento é ainda maior com os alunos formandos do Ensino Médio, que lidam diariamente com as expectativas dos vestibulares. Mostrar-se disponível para ouvir é importante para equilíbrio social e emocional dos adolescentes, facilitando o estabelecimento de suas rotinas e o planejamento de metas a serem alcançadas”, diz.