Em junho, o Governo do Estado lançou o projeto Cidadania Itinerante. A iniciativa visa descentralizar a atuação das Coordenações, Programas e serviços da Secretaria, concentrados na Capital e na Região Metropolitana do Estado de São Paulo, e levar atendimento para toda a população, viabilizando o acesso à justiça e à cidadania.
Uma das primeiras cidades contempladas com o serviço é Campo Limpo Paulista. Uma unidade móvel com equipe estará, nos dias 5 e 6 de julho, na Rua Mitiharu Tanaka, no bairro São José, das 9 às 17 horas, para atender toda a região. Já na quinta e sexta-feira, o serviço passa pelo Distrito de Botujuru.
Os principais serviços disponíveis são: Emissão de 2ª Via: Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; Emissão de 2ª via de CPF; Emissão de 2ª via de contas de consumo: água e luz; Emissão de Carteira de Trabalho Digital; Atestado de antecedentes criminais; Entrada no Seguro-Desemprego; Elaboração de currículo.
Também terão atendimentos para receber denúncias, realizar orientações e encaminhamentos para as Coordenadorias de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), Políticas para a Mulher (CPMULHER), Coordenadoria Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC) e Centro de Integração da Cidadania (CIC), assim como para os Programas: Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVI), Programa de Proteção às Crianças Ameaçadas de Morte (PPCAAM) e atendimento com a Ouvidoria.





