Em obras para gerar avanços em saneamento básico, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, está implantando rede coletora de esgoto na região do bairro Pau a Pique. Mais de 300 metros de rede já foram implantados, resultando em mais de 20 residências atendidas. A previsão é de concluir a obra em uma semana.
Antes desta obra de implantação de rede coletora de esgoto, as residências da região lançavam os despejos diretamente no Córrego Santo Antônio.
Em janeiro de 2021, a cidade de Louveira possuía 195 km de rede coletora de esgoto instalado. Atualmente, em 5 de setembro de 2023, a rede cresceu para 210 km, representando um avanço de 15 km.
Além de atender a zona urbana, Louveira conta com o Sistema de Saneamento Rural, que é um programa no qual a Prefeitura instala biodigestores nas propriedades rurais cadastradas na Divisão de Agricultura.
A implementação de novas redes coletoras de esgoto, combinada com o trabalho realizado pelo robô motorizado de vídeo inspeção, gera resultados muito positivos para toda a cidade. A água do córrego se torna mais limpa, a qualidade de vida das pessoas atendidas aumenta e de quem convive perto do córrego também.
A obra no bairro Pau a Pique está em fase de abertura de valas para instalação dos tubos, e em sequência, vai ser realizada a ligação no poço de visita.
Hoje, a Estação de Tratamento de Esgoto atende 100% do esgoto coletado pela rede pública e por caminhão limpa fossa. O saneamento básico é um direito da população, que além de proporcionar uma melhor qualidade de vida, também protege a natureza, os rios, córregos e a fauna. O objetivo deste trabalho no Pau a Pique é sanear completamente o bairro, interligando na rede pública todas as residências”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.