Na quarta-feira (21), das 7h às 14h, quem transitar pela Estação da Luz, no coração de São Paulo, terá a oportunidade de desvendar a origem de seus antepassados. Esta iniciativa inovadora utiliza pesquisas em quatro plataformas de genealogia, que disponibilizam acervos digitalizados. Para participar, os interessados precisam apresentar um documento pessoal contendo os nomes de seus pais e avós. Dois especialistas em árvores genealógicas estarão presentes para fornecer assistência durante o processo.
Essa atividade é gratuita e acontece em homenagem aos 150 anos da imigração italiana. A data oficial é o dia 21 de fevereiro, marcando a chegada do navio La Sofia ao Brasil, em 1874, com quase 400 imigrantes italianos a bordo.
De acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens, o estado de São Paulo abriga aproximadamente 13 milhões de descendentes italianos, o que equivale a cerca de 32,5% de sua população. Em todo o Brasil, esse número alcança os 32 milhões de descendentes.
Gabriela Rotunno, CEO da Rotunno Cidadania, empresa responsável pela iniciativa, ressalta a importância de conhecer a própria origem: “É fundamental que as pessoas tenham consciência de suas raízes para buscar outra cidadania, o que abre portas para quem deseja residir em outro país e desfrutar de uma vida confortável”.