publicidadespot_img
19.6 C
Jundiaí
quinta-feira, 20 março, 2025

Mês de julho revela o fenômeno Lua do Veado

Esperada ansiosamente por amantes da astronomia e fotografia, a Lua cheia de julho terá início no próximo domingo (21). Nos Estados Unidos, ela é conhecida como Lua do Veado. O nome gera polêmicas na astronomia profissional.
A Lua do Veado é chamada assim porque, no Hemisfério Norte, julho é o mês que os novos chifres dos veados emergem de suas testas em camadas de pelo aveludado. Apesar do animal dar nome à Lua cheia de julho, a troca de chifres dos cervos não tem relação com a fase do satélite natural, sendo apenas uma coincidência. A mudança anual dos chifres ocorre nas espécies que ficam na região de clima temperado.
Nas espécies brasileiras, que são neotropicais, não acontece essa troca anual da estrutura. As galhadas dos cervos do Brasil costumam ficar com os chifres desenvolvidos por mais de um ano. O presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, Helio Jaques Rocha Pinto, explica que a Lua do Veado não possui nenhum diferencial, sendo mais uma Lua cheia comum.
“A SAB não recomenda chamar de Lua do Veado, pois isso cria essa confusão em que o público espera algo diferente, quando não há nada que distinga essa Lua cheia de outras anteriores e posteriores”, destaca Helio.
A Lua cheia de julho surgirá no horizonte leste ao anoitecer e se porá no oeste, pouco antes do amanhecer. No Hemisfério Norte, onde as noites são mais curtas nesta época do ano, a Lua permanecerá bastante baixa no céu, mesmo à meia-noite. Porém, no Hemisfério Sul, alcançará uma posição alta no céu.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta