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segunda-feira, 17 fevereiro, 2025

Campanha utiliza IA para reconstruir imagens de pessoas desaparecidas no Brasil

Em 2023, mais de 80 mil pessoas desapareceram no Brasil. Transmite a sensação de que alguém se foi de repente, sem deixar pistas sobre o que aconteceu.

Em outubro deste ano, uma prática recorrente em outros países foi incorporada à realidade dos consumidores brasileiros. A divulgação de pessoas desaparecidas, que já ocorre em diversos lugares, passou a ser realizada nas embalagens de leite da Piracanjuba.

O projeto é fruto de uma parceria entre a marca e o Movimento Mães da Sé, com o objetivo de aliviar a angústia de milhares de famílias. Usando tecnologia de ponta, a iniciativa Desaparecidos recorre à inteligência artificial para atualizar as imagens de pessoas desaparecidas.

Desaparecidos

Mais do que a urgência de resultados imediatos, a campanha, que no primeiro lote divulgou 19 pessoas desaparecidas, oferece uma nova razão para que as famílias mantenham a esperança. Nos próximos lotes, novos rostos aparecerão nas embalagens, com foco especial em crianças desaparecidas há mais de cinco anos.

A motivação por trás dessa busca é a esperança de encontrar os desaparecidos, sentimento que impulsiona Ivanise Espiridião, fundadora e presidente do Movimento Mães da Sé. Com outras mães que compartilham da mesma dor, ela compreende profundamente o sofrimento de ter um ente querido desaparecido. Essa dor, no entanto, se transformou em um combustível para ajudar outras famílias.

A ação, que revive um movimento dos anos 80 de estampar fotos de pessoas desaparecidas em caixas de leite nos Estados Unidos, agora ganha uma abordagem inovadora por meio da tecnologia.

Com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e a colaboração do perito Hidreley Diao, especialista em projeção de idade, a campanha utiliza a tecnologia para atualizar retratos antigos, criando imagens mais atuais e inserindo-as em cenários do cotidiano.

“Esta é uma iniciativa que nos enche de esperança. Os produtos Piracanjuba estão presentes no dia a dia das famílias, acompanhando momentos de união e alegria à mesa. O desaparecimento de um membro da família é algo muito triste e que afeta todos. Com essa ação, queremos gerar empatia e contribuir na busca por essas pessoas”, afirma Lisiane Campos, diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba. “Desaparecidos é uma ação permanente. Estamos profundamente envolvidos e já planejando sua continuidade no próximo ano”, conclui.

No Brasil, há uma legislação específica para casos de desaparecimento de crianças e adolescentes. Sancionada em 2005, a lei nº 11.259 determina a investigação imediata, desmistificando o mito de que é necessário esperar 24 horas para registrar o desaparecimento.

De acordo com a lei, órgãos competentes devem enviar alertas a portos, aeroportos, Polícia Rodoviária e companhias de transporte nacionais e internacionais assim que a notificação for recebida.

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