publicidadespot_img
18.6 C
Jundiaí
sábado, 5 abril, 2025

CECCO lança curso de inclusão digital para a terceira idade

A pensionista Rosaria dos Reis deseja conquistar maior autonomia no uso das tecnologias digitais. Para isso, iniciou as aulas do Projeto de Letramento de Inclusão Digital e Promoção da Saúde e Qualidade de Vida para Idosos, oferecido pelo Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO).

O projeto integra o Programa Viver — Envelhecimento Ativo e Saudável, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Em Jundiaí, a iniciativa é desenvolvida pelas Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e da Casa Civil (UGCC), com apoio das Assessorias de Políticas para o Idoso e de Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI).

“O governo do prefeito Luiz Fernando tem como prioridade colocar a pessoa em primeiro lugar. Nos últimos anos, implementamos diversas políticas eficazes, e esta é mais uma ação voltada ao público idoso, com o objetivo de promover a inclusão digital, incentivar a qualidade de vida e preservar a autonomia por meio da socialização”, destaca Gustavo Maryssael, gestor da Casa Civil.

Os participantes do curso aprenderão desde as funcionalidades básicas de um computador até a utilização segura de diversas ferramentas digitais no dia a dia. A cidade recebeu oito computadores, sendo dois destinados ao uso geral da população idosa e seis para a realização de cursos, ações e atividades voltadas para pessoas acima de 60 anos. Também foram disponibilizados uma TV Smart de 50 polegadas e uma impressora colorida.

“É muito positivo agregar essa nova ação ao CECCO. Era uma demanda dos frequentadores do equipamento, que, em sua maioria, são idosos, e desejavam aprender informática para superar as dificuldades impostas pela tecnologia, como a comunicação por meio de aplicativos, inclusive nos sistemas governamentais. Além disso, eles aprenderão a identificar fontes confiáveis de informação sobre saúde e bem-estar, temas de grande interesse para eles”, afirma Fernanda Torres Apollonio, gerente do órgão.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta