A Unidade de Gestão de Educação (UGE) de Jundiaí, em parceria com a Fundação Serra do Japi, deu início ao planejamento de um projeto voltado à Educação Ambiental e Sustentabilidade nas escolas da rede municipal. O objetivo é ampliar a abordagem sobre o tema, considerado essencial para o futuro da sociedade.
“A sustentabilidade, aliada à humanização, não só desperta uma consciência coletiva sobre a preservação ambiental, mas também ajuda as crianças a compreenderem a importância da conservação da Serra do Japi”, ressaltou Priscila Alves, gestora da Unidade de Educação.
O projeto busca reforçar o papel da educação como ferramenta para a conscientização ambiental e o engajamento das novas gerações na preservação do meio ambiente.
Andrea Ferreira, gestora adjunta da Unidade de Educação, enfatizou o impacto dessa parceria no desenvolvimento pedagógico das escolas municipais. “As crianças são potências multiplicadoras do conhecimento, e podem causar impactos positivos e expressivos no município”, afirmou.
O superintendente da Fundação Serra do Japi reforçou a importância de aproximar as crianças da riqueza ambiental da região. “A Serra do Japi é rica em recursos naturais, como a floresta, a fauna e os recursos hídricos. Estamos intensificando as ações de conscientização para que todos compreendam a relevância desses atributos para a nossa cidade e o nosso futuro.”
Com a parceria, o projeto espera engajar estudantes em práticas sustentáveis e criar uma cultura de preservação ambiental que se expanda para toda a comunidade.