A Faculdade de Medicina de Jundiaí abriu ontem as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Área de Concentração em Saúde Humana. O prazo vai até 31 de outubro, às 15 horas.
Serão disponibilizadas 25 vagas para alunos em estágio probatório de adaptação e 25 vagas para alunos regulares do Mestrado Acadêmico, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde 2017.
Com duração de 24 meses e aulas presenciais, o programa oferece três linhas de pesquisa:
Saúde da Mulher e Saúde Reprodutiva
Saúde da Criança e do Adolescente
Saúde do Adulto e do Idoso
As atividades acadêmicas acontecem na sede da FMJ, em Jundiaí, além de hospitais próprios e conveniados, Unidades Básicas de Saúde, outros serviços de saúde e laboratórios de pesquisa das unidades I, II e III da instituição.
O coordenador da Pós-Graduação, professor Ronei Mamoni, destaca que a FMJ já é referência na região pela qualidade e pela tradição em pesquisa científica. “Nosso programa está consolidado como espaço de incentivo à produção científica. Já formamos 182 mestres e 42 doutores e, atualmente, temos 62 alunos ativos”, afirma.
Para Mamoni, ingressar no mestrado representa mais do que aprofundar conhecimentos: “Fazer um mestrado significa ampliar horizontes, desenvolver pensamento crítico e contribuir diretamente para avanços na saúde da população. É uma oportunidade única para quem deseja unir carreira acadêmica e compromisso social.”
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site academico.fmj.br/selecao_simplificada (selecionar “Pós-Graduação – Mestrado Acadêmico – 2026”). A taxa é de R$ 220, paga via boleto gerado no momento da inscrição.
O processo seletivo inclui análise dos projetos de pesquisa e entrevista. O resultado preliminar será divulgado em 8 de dezembro de 2025 no site da FMJ.