publicidadespot_img
12.4 C
Jundiaí
segunda-feira, 22 junho, 2026

Toma lá, dá cá: Lula já pagou R$ 18,4 bilhões em emendas

O governo Lula (PT) abriu a carteira para bancar emendas de deputados e senadores nas últimas semanas. No total, já foram pagos R$ 18,4 bilhões em emendas parlamentares neste ano. O dado que mais impressiona é o total distribuído apenas no mês de maio: R$ 14,1 bilhões, quase 77% de tudo que o governo petista pagou em 2026. Em junho, já são R$c605 milhões liberados pelo governo aos parlamentares.

Em maio do ano passado, por exemplo, o governo Lula distribuiu pouco mais de R$ 188 milhões para pagar emendas parlamentares. Às vésperas da sabatina de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF) o governo reservou R$ 12 bilhões para as emendas.

A maior parte das emendas pagas pelo governo Lula este ano são individuais, que custaram mais de R$ 13 bilhões até o momento. Outros R$ 4,5 bilhões dos pagadores de impostos custearam as emendas de bancada do Congresso Nacional neste ano.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta