publicidadespot_img
18.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 11 setembro, 2026

Eleições terão mais de 411 mil mesários em SP; 74% são mulheres

No dia 4 de outubro, quando 34,1 milhões de eleitores forem às urnas no estado de São Paulo para o 1º turno das Eleições 2026, mais de 411 mil mesários convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo estarão na linha de frente para assegurar que o direito ao voto aconteça de forma ágil e transparente. A força de trabalho encontrada nas seções eleitorais será majoritariamente feminina. São 303.023 mulheres nas mesas receptoras de voto, o equivalente a 74% do total, enquanto os homens somam 108.789 (26%).

Além da predominância feminina, a composição das mesas revela também um alto grau de participação espontânea. Do total de mesários que atuarão no pleito, 282.795 são voluntários, representando aproximadamente 69% do total, enquanto 129.028 (31%) foram convocados diretamente pela Justiça Eleitoral. Os dados foram registrados até ontem (10) na página de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral e podem ser atualizados à medida que sejam feitas novas convocações ou substituições de integrantes da mesa receptora.

Ainda segundo os dados do TSE, a faixa etária predominante entre os mesários é a de 40 a 44 anos (80.316), seguida pelas faixas de 45 a 49 anos (77.201) e de 35 a 39 anos (60.139). Quanto à escolaridade, mais da metade (52%, ou 216.677 pessoas) possui ensino superior completo. Outros 111.162 (27%) têm ensino médio completo, e 43.128 (10%) possuem ensino superior incompleto.

Há também 2.155 pessoas que declararam ter alguma deficiência, a maioria com limitações de locomoção ou deficiências visuais e auditivas. Além disso, 66 mesários adotaram o nome social no registro eleitoral.

Dos 61.036 mesários que forneceram informações sobre cor e raça, 59% (36.166) se declararam brancos, 28% (17.529) pardos e 10% (6.582) pretos, somando-se ainda 694 mesários que se autodeclararam amarelos e 65, indígenas.

Antes do dia da votação, os colaboradores da Justiça Eleitoral passam por um treinamento. A capacitação pode ser feita presencialmente ou pelo aplicativo Mesário, disponível para celulares e tablets com sistemas Android e IOS. O treinamento prepara as equipes para diversas funções, como o acionamento da urna eletrônica às 8 horas, a emissão da zerésima, a conferência de materiais, a identificação dos eleitores, a autorização do voto, além do encerramento da votação, às 17 horas.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta