Alegria, realização e muitos abraços. Foi assim que o menino Jhonatan Veríssimo dos Santos, 7 anos, realizou o sonho de conhecer o Corpo de Bombeiros Militares da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na manhã de ontem (21), em Várzea Paulista. Acompanhado pela mãe, Sandra Cristina Veríssimo, o garoto de Louveira, que tem espectro autista e o sonho de ser bombeiro, conheceu as instalações e ferramentas usadas no ofício. A Unidade Gestora de Segurança Pública, que possui convênio com a Polícia Militar para o funcionamento do Corpo de Bombeiros na cidade, deu suporte à visita.
Esbanjando alegria, Jhonatan entrou e conheceu os capacetes e demais itens usados no combate ao incêndio e resgate de acidentados. Nem a resistência ao contato físico, traço do espectro autista vivido pelo garoto, impediu que expressasse toda a gratidão, com os abraços aos profissionais — conhecê-los foi o que mais lhe agradou. “Gostei da visita. Era o que eu queria”, elogiou. Para a orgulhosa mamãe, poder viver essa experiência faz e fará muita diferença na vida do filho.
Profundo admirador do serviço prestado pelos bombeiros, o menino tem o sonho, desde os dois anos e meio, de se tornar bombeiro militar no futuro. “Vocês não sabem a satisfação que deram pra essa criança, porque era o que ele mais queria. Ele ficou muito animado”, disse. “Agora é dar força pra ele continuar sonhando e, com fé em Deus, quando ele tiver a idade certa, poderá realizar esse sonho”, complementou Sandra.
O 1º Sargento PM Felipe, do Posto de Bombeiros da cidade, destacou a curiosidade de grande parte das crianças por conhecer as instalações, a rotina de trabalho, a viatura de combate a incêndios — caminhão, por exemplo — e a ambulância; as visitas encantam inclusive os pais. O profissional elogiou a possibilidade dada pelo Posto de Várzea Paulista para que Jhonatan pudesse concretizar o sonho de conhecer a estrutura. “Tudo isso é ainda mais inesquecível pelo fato de ele ter espectro autista. Para eles, é tudo mais sensível, né? Eles enxergam o mundo ao redor com outros olhos, diferentemente de nós. Com certeza, isso ficará marcado na memória dele”, declarou.





