25.1 C
Jundiaí
quinta-feira, 16 janeiro, 2025

Jundiaí reforça vacinação contra febre amarela e orienta sobre macacos mortos

Em meio à preocupação com a febre amarela, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí intensifica sua campanha de conscientização sobre a vacinação, lembrando que a imunização é a principal forma de prevenir a doença. A vacina está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, sendo indicada para pessoas a partir dos 9 meses. A dose única protege por toda a vida.

Atualmente, Jundiaí dispõe de 7.950 doses da vacina contra a febre amarela, quantidade suficiente para atender à demanda, mesmo que haja aumento na procura. Em 2024, foram aplicadas 14.292 doses da vacina.

Nos últimos dois anos (2023 e 2024), Jundiaí não registrou nenhum caso de febre amarela.

Além disso, a população é orientada sobre como proceder ao encontrar macacos mortos ou doentes. Esses animais não transmitem o vírus da febre amarela, mas são essenciais para o monitoramento ambiental, funcionando como um alerta sobre a circulação do vírus na região.

Ao localizar um macaco morto, a orientação é evitar contato direto com o animal e notificar imediatamente a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) para que o caso seja investigado. A prefeitura reforça que o ato de machucar ou matar macacos é crime ambiental e pode ser punido por lei.

A Vigilância Ambiental de Jundiaí pede que, ao encontrar um macaco morto, o munícipe entre em contato imediatamente pelo telefone 4589-6340. Recomenda-se não tocar no animal para evitar qualquer tipo de contaminação. Equipes especializadas irão realizar a coleta e encaminhar o corpo para análise.

A UGISP ainda pondera que a colaboração da população é essencial no combate à febre amarela. Além de se vacinar, mantenha os quintais limpos, eliminando criadouros de mosquitos, e ajude a monitorar a presença de macacos doentes ou mortos na cidade.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADE

Deixe uma resposta