publicidadespot_img
27.1 C
Jundiaí
segunda-feira, 22 setembro, 2025

Sabesp amplia captação de água em Várzea Paulista

A partir do diálogo permanente entre a Prefeitura de Várzea Paulista e a Sabesp, a companhia ativou novos pontos de captação de água, que vão garantir maior segurança hídrica para a população durante o período de estiagem. A medida foi viabilizada graças à interlocução direta da administração municipal, que tem tratado o tema como prioridade para proteger os moradores da cidade.

Entre as ações já colocadas em prática, a Companhia ativou novos pontos de captação para ampliar a oferta de água. Estão ativos três pontos: no Córrego Mãe Rosa, em Campo Limpo, com capacidade de 70 litros por segundo, e as lagoas do Pau Arcado e Laguna, em Várzea Paulista.

As medidas adotadas pela Sabesp incluem intervenções operacionais de rápido resultado, feitas para direcionar a distribuição de água entre os sistemas, permitindo maior eficiência e melhorias em momentos de crise. Além de técnicos monitoram em tempo real os pontos de captação e redes de distribuição, garantindo respostas ágeis em caso de oscilações e necessidade de intervenções.

Além disso, veículos são enviados em situações emergenciais para garantir o abastecimento de locais prioritários, como hospitais, escolas e creches. A companhia também avalia a aquisição de água de sistemas vizinhos, como medida complementar para assegurar a regularidade no fornecimento.

Adutora Paiva Castro

Além das ações de curto prazo, está em execução uma obra fundamental: a implantação de novo sistema que transportará água da represa Paiva Castro, em Franco da Rocha, até a Estação de Tratamento de Água de Campo Limpo Paulista, que também abastece Várzea Paulista. A Sabesp está investindo R$ 170 milhões neste projeto, previsto para ser concluído em 2027 e que terá vazão de 400 litros por segundo.

O projeto, com conclusão prevista para 2027, prevê a instalação de mais de 25 quilômetros de adutoras e uma estação elevatória capaz de transportar até 400 litros de água por segundo. Essa iniciativa beneficiará mais de 200 mil pessoas, ampliando a oferta de água em períodos de estiagem e assegurando qualidade e regularidade no abastecimento para a população, o comércio e a indústria.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta