De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo, que verifica o movimento da população nas cidades por meio de antenas de telefonia móvel, Jundiaí registra taxa de isolamento social mais elevada aos fins de semana.
De acordo com o painel do governo estadual, todos os domingos o município atinge índice de isolamento igual o superior a 50%, número considerado o mínimo aceitável pelas autoridades de saúde.
Em comparação, durante a semana, a taxa de movimento da população jundiaiense fica entre 45% e 47%.
O indicativo pode ser considerado bom, pois durante a semana boa parte das pessoas precisam sair para trabalhar e garantir a renda familiar, mesmo durante a pandemia de Covid-19, o que leva a taxa de isolamento social ser mais baixa. Mas ao registrar maior número de pessoas que ficam em casa no fim de semana, isso pode significar que a população tem sido mais consciente e só saído em caso de necessidade.
Para conferir os números registrados pelo sistema de monitoramento, basta acessar https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento/.
Vale ressaltar que a taxa de isolamento social considerada ideal é igual ou superior a 70%, segundo especialistas da área da saúde.




