15.3 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Em Louveira, novo benefício a agricultores

spot_img

Os galhos, folhas e materiais resultantes da poda ou remoção de árvores, feitos pela prefeitura de Louveira desde o início do ano são triturados. O material será distribuído gratuitamente aos produtores rurais do município e usado como forração de solo. Já foram feitos testes iniciais com o produto e as avaliações técnicas comprovaram a sua qualidade como cobertura morta. “Precisamos incentivar cada vez mais no produtor com diversas ações, pois foram os agricultores que construíram a cidade, vieram antes de nós e cuidam do nosso campo, nos ajudando a manter a qualidade de vida em nosso município”, afirma o prefeito Nicolau Finamore Junior.
A trituração de resíduos é resultado de trabalho em conjunto entre setores da administração municipal. De acordo com o diretor de Agricultura Daniel Miqueletto, a cobertura do solo com forragem é uma técnica antiga que traz muitas vantagens como a manutenção da umidade, a redução da temperatura, o enriquecimento microbiológico e a elevação da matéria orgânica do solo.
“Além disso, dificulta o escorrimento superficial evitando erosões e assoreamento de mananciais”, afirma o secretário. Os agricultores, em especial os produtores de uva, sabem da importância dessa técnica e sempre utilizaram outros materiais como serragem, capim gordura, braquiária e palha de cana em suas lavouras.
“O problema é o custo cada vez mais elevado desses materiais, por isso destacamos a importância desse novo Projeto já em andamento e cuja oferta de material triturado deve ser elevada gradativamente”, afirma Daniel.
A Prefeitura entregou, no início de fevereiro, seis novos projetos ambientais para aprovação da Câmara Municipal, que tem como meta preservar o futuro da cidade. São leis que se complementam e criam uma proteção ambiental para o município.
Os produtores interessados em receber os resíduos de podas devem entrar em contato com a Divisão de Agricultura de Louveira, através do telefone (11) 3878-4222. Será preenchida uma ficha e os resíduos orgânicos para forração de solo serão entregues por ordem de inscrição e de acordo com a capacidade de produção da prefeitura.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas