15.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Uva de Louveira é uma das mais italianas da região

spot_img

Cidade foi fundada por um espanhol, mas foi a imigração italiana que deu impulso à agricultura local
Louveira já foi a maior produtora de uva – e ainda é uma das grandes. Hoje tem um parque industrial de fazer inveja, mantém suas origens agrícolas e é dona de uma qualidade de vida que seus moradores (pouco mais de 42 mil) não abrem mão – a taxa de alfabetização da cidade é de 92%. E tem uma história curiosa; durante 300 anos pertenceu a Jundiaí e outros 17 a Vinhedo.
Para entender: Vinhedo era antes a Vila da Rocinha, passou a distrito da Rocinha, pertencente a Jundiaí, tal como Louveira, também vila e depois distrito. Em 1948, quando Vinhedo se tornou cidade, Louveira passou a ser distrito de Vinhedo, e não mais de Jundiaí.
Seu fundador foi o espanhol Gaspar de Oliveira, natural de Lagronã, que quando ali chegou encontrou uma espécie de árvore, a Louveira, que deu nome à cidade. Gaspar também plantou as primeiras videiras, com mudas trazidas de Jaraguá.
A partir de 1872, com a inauguração da estação ferroviária, da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, Louveira passou a crescer. Anos depois chegaram os imigrantes italianos, que expandiram as videiras e tornaram a cidade a principal produtora de uvas da região. Os italianos deixaram costumes que duram até hoje, como as festas e brincadeiras, principalmente no bairro da Abadia.
Como integrante do Circuito das Frutas, Louveira atrai visitantes para os passeios de Agroturismo. Os roteiros oferecem a oportunidade de conhecer atividades agropecuárias, agroindustriais e artesanais que são desenvolvidas nas pequenas propriedades familiares. Outro atrativo é o Artesanato, que se destaca pelos moldes, cores e texturas que caracterizam a cidade de Louveira. As cores das frutas, as paisagens e a criatividade contribuem na confecção dos diversos artesanatos.
A comemoração dos 50 anos começa no sábado, na Área de Lazer do Trabalhador, a partir das dez da manhã, com show dos palhaços Patati e Patatá, marcado para as quatro da tarde, e apresentação da dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano, às nove da noite. Todos os shows são gratuitos. A prefeitura espera receber três mil pessoas nos eventos.
No mesmo dia, às duas da tarde, acontece jogo beneficente entre o Master do Futebol Brasileiro e a seleção Master de Louveira. Será no estádio José Silveira Nunes, e para entrar, basta levar um quilo de alimento não perecível. Nesse jogo estarão presentes jogadores como Ademir da Guia (ex-Palmeiras), Biro-Biro (ex-Corinthians), Ademar, Capitão e Ronaldão.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas