16.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Vereadores de Louveira investigam Santa Casa

spot_img

Eles apontam irregularidades na construção de prédio, onde foram gastos mais de sete milhões de reais
Os vereadores de Louveira aprovaram a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a existência de possíveis irregularidades na construção e ampliação do hospital Irmandade Santa Casa de Louveira, enquanto o hospital estava sob intervenção municipal. Denúncias veiculadas na imprensa regional mostram a suposta má aplicação de verba pública na obra, mais de R$ 7 milhões. A criação da CEI foi aprovada por todos os vereadores presentes. Apesar de ausente, por licença saúde, o vereador Reginaldo Lorençon (PSDB) foi um dos autores do requerimento.
Segundo o presidente da Câmara de Louveira, Nilson Cruz (PROS), “as denúncias deveriam ter sido feitas há mais tempo”. Quanto recurso não foi autorizado por essa Câmara com o objetivo de ajudar a Santa Casa de Louveira. Como não agiram com responsabilidade com o dinheiro público temos de investigar e punir aqueles que devem ser punidos”, afirma Nilson, favorável à CEI.
Já o vereador Estanislau Steck (PSD), um dos autores do requerimento, apontou a “pressão sobre a Câmara” para que se faça uma investigação quanto as denúncias e a aplicação do dinheiro nas obras da Santa Casa. Ele citou o caso do morador de Louveira, Moacir Alves de Sá, morto no último dia 10, que segundo o vereador, veio a óbito por não ter recebido atendimento adequado na unidade de saúde. “A Santa Casa brinca de atender e enquanto isso a população fica sem atendimento adequado. Os vereadores têm obrigação de apurar os fatos, mas sem caça às bruxas”, afirma.
Outro vereador a se pronunciar e declarar voto favorável, foi Luiz Rosa (SD). Ele disse ser necessário saber onde foi todo o dinheiro encaminhado para a Santa Casa e saber o que aconteceu em todo o período para apurar o fato da obra não ter sido concluída. “Temos que apurar com rigor”, declarou.
Na mesma linha de defesa da abertura da CEI, o vereador Marquinhos Deca (PROS), relembrou o fato de ter sido apresentado aos vereadores o projeto da obra e que o hospital seria referência regional. “Nos prometeram um hospital de primeiro mundo. Fizemos nosso trabalho e autorizamos os recursos, agora queremos uma apurar séria dos fatos e quem for errado tem de pagar”, ressaltou.
O vereador Maurinho Chiquito também defendeu a abertura da CEI e relembrou que chegaram a fazer inauguração da área construída. “A CEI deve apurar, doa a quem doer”, afirma. Já o vereador Alan Jacuí (SD) declarou voto favorável e defendeu que a comunidade seja convidada, em audiência pública, a conhecer o resultado da apuração e ajudar a decidir o que fazer com obra. “Precisamos envolver a comunidade e o povo precisa saber o que ocorreu neste período e ajuda decidir o futuro daquela obra”, defendeu.
“A obra começou errada e seguiu errada, agora a população espera uma solução e após fazer o levantamento das informações e apuração dos fatos, a Câmara deve apresentar uma solução”, essa foi a declaração do vereador Caetano Sérgio, que também se declarou favorável a abertura da CEI. O vereador João Leite (PR) solicitou ao presidente da Câmara que fique disponível aos vereadores que comporão a CEI um apoio técnico de profissionais do setor.
A última a declarar voto favorável, em aberto, foi a vereador Clarice (PTB). “Temos de averiguar com todo cuidado. Com dinheiro público não se brinca. Temos de apurar com rigor e punir os responsáveis e evitar que o processo acabe em pizza”, disse a parlamentar.
De acordo com o regimento interno da Câmara, a Comissão Especial de Inquérito será formada por cinco vereadores. Cada partido, respeitando a proporcionalidade, indicará seus representantes. Definida a comissão, seus membros fazem a escolha das funções e depois de instaurada terá 90 dias para conclusão do trabalho.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas