16.4 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Casa da Fonte completa 10 anos resgatando memória

spot_img

Evento contará a primeira década do projeto que colabora na formação das famílias do Novo Horizonte
Em 2015 a Casa da Fonte, projeto de investimento sócio-educacional, completa uma década de existência com uma comemoração no dia 16 de maio. O objetivo é resgatar a memória do projeto, valorizando as origens e os participantes e apresentando as ações realizadas ao longo desses 10 anos.
A idéia do projeto começou em 1997, com a colaboração às escolas vizinhas e o patrocínio de cursos profissionalizantes. Em 2005, a Casa da Fonte veio consolidar e ampliar essa atuação, convidando a professora Maria Cristina Castilho de Andrade para coordenar o projeto, que atende 220 crianças e adolescentes por mês, além de 120 jovens e adultos. O local ainda conta com uma pequena biblioteca que estimula a leitura com empréstimos de livros.
A Casa da Fonte oferece 15 cursos recreativos e educacionais às crianças e adolescentes da região, como arte da dança, capoeira e ginástica artística, e educacionais como reforço de matemática e português, iniciação a desenho e trabalho com recicláveis.
Os adultos também são atendidos pelo projeto, que conta com oito cursos semi-profissionalizantes e de geração de renda,e para esse público, como cabelereiro e manicure, corte e costura e artesanato.
A coordenadora, Cristina Castilho, reforça que o principal interesse é a colaboração na formação do indivíduo, oferecendo oportunidade para todos. “Além disso, temos coordenadora pedagógica para acompanhar o desempenho dos alunos nas escolas; psicóloga para Oficina de Emoção com as mães, crianças e adolescentes; e assistente social para acompanhamento das famílias dos alunos”, diz.
“Crianças e adolescentes que podem ser atraídas pela ‘rua’ com seus desvios, quando lhes é oferecida uma opção diferente fora do horário escolar, com raríssimas exceções, optam pelo bem. E veja que o mal oferece recursos financeiros, o que não é o nosso caso”, completa Cristina.
Dentre os casos que mais marcaram a coordenadora, um adolescente ficou encantado com uma visita ao Parque da Cidade. “Fizemos uma atividade com caiaque e no dia seguinte, um garoto comentou comigo que percebera que as oportunidades de sua vida iam além das fronteiras de seu bairro. E é isso que também desejamos mostrar: são capazes, podem e devem se dedicar e ousar”.
Para Cristina, o evento será durante uma semana porque foram anos de muito trabalho, organização e esforço de toda equipe. “Vamos comemorar e confraternizar com todos que fazem parte dessa década e que nos mostram o quanto vale a pena vir todos os dias transformar vidas”.
Entre as atrações, estão montagens de painéis com fotos dos 10 anos da Casa da Fonte, batizado de capoeira com o Mestre Bola 7, exposição de desenhos e artesanato, apresentação de flashmob, coreografias diversas de ginástica artística, aula ritmada. Na sala de artes, homenagem ao artista plástico Inos Corradin. Na sala de literatura, homenagem à escritora Sônia Cintra.
As escolas Cleo Nogueira Barbosa, Ivo de Bona, Parque Residencial Almerinda Chaves e Alessandra Cristina Rodrigues Pezzato e o CECE José De Marchi, com um total de 4.674 alunos, também são apoiadas pela Casa da Fonte.
Foto: Crianças do Novo Horizonte em hora de lazer na Casa da Fonte | DIVULGAÇÃO
 

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas