21.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Gerson Sartori quer uso racional de água

spot_img

Em tempos de crise hídrica, toda economia é válida. Para incentivar o uso racional e a reutilização da água, o vereador Gerson Sartori apresentou projeto criando o Programa de Conservação, Uso Racional e Reutilização da Água em Edificações. O projeto prevê uma série de medidas – no caso dos prédios públicos, próprios ou alugados, precisará haver adaptações.
“Felizmente Jundiaí não passa nem passou por crise de abastecimento de água, mas não podemos ficar contando com a natureza indefinidamente. Com o programa, daremos um passo gigante em termos de economia de água, o que faz bem, inclusive, para o orçamento das famílias”, explica Gerson.
Um dos pontos do projeto, o de conservação, trata de evitar a degradação de fontes, destruição de matas ciliares e de despejos indevidos, como esgotos, em galerias de águas pluviais. No caso do reuso, o programa prevê o aproveitamento da água de chuva.
“Até hoje todos nós esbanjávamos água, e poucos pensaram em ter reservatório para aproveitar a água de chuva para lavar calçadas e quintais – continua Gerson. Nós ainda nos damos ao luxo de usar água tratada, de boa qualidade, para lavar calçadas ou quintais, na descarga de vasos sanitários, mas temos de pensar que a cada dia que passa há mais gente para usar água, mais construções a serem lavadas”.
A proposta – projeto de lei complementar – foi apresentada em fevereiro, e está em análise nas comissões da Câmara e está apto para ser votado. “É algo que beneficia todo mundo, indistintamente, e será exemplo para muitas cidades”, finaliza Sartori.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas