24.2 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Hospital São Vicente muda atendimento a partir do dia 1º

spot_img

É uma espécie de acordo entre os hospitais, e com isso a capacidade do São Vicente pode dobrar
Desde que a prefeitura de Jundiaí anunciou mudanças na forma de atender do Hospital São Vicente de Paulo, começou a onda de histórias, de que o hospital não atenderia ninguém de outros lugares, e que até exigiria comprovante de residência para alguém entrar em seu prédio. A história é outra.
O São Vicente, a Secretaria de Saúde, a Diretoria Regional de Saúde, o Hospital Regional e o Hospital Universitária iniciaram o Comitê Hospitalar Regional, algo pregado pelo Ministério da Saúde, que tem como finalidade aproveitar melhor o que já existe e está funcionando.
Isso vai provocar mudanças e deverá dar ao São Vicente um pouco de refresco. Até o dia 31 o HSVP atende do jeito que está hoje. A partir do dia 1º, qualquer pessoa que lá chegar vai passar por um clínico geral. Se o caso for suave (baixa complexidade, dizem os médicos), o sujeito será mandado de volta para sua cidade. Se for mais grave, dois caminhos: ou São Vicente mesmo, ou Hospital Regional.
Hoje passam, em média, 24 mil pessoas por mês pelo São Vicente. O hospital é referência em cirurgias de alta e média complexidade, entre elas neurologia, cardiologia, oncologia, ortopedia, além de cirurgias de urgência e emergência. Para isso, emprega 1.800 funcionários.
É de graça. Há casos de pessoas que moram em Jundiaí e trazem parentes para cá, que declaram morar aqui também. E essa gente escapa das estatísticas, pois oficialmente são jundiaienses.
Cidades próximas também mandam seus pacientes para o HSVP – basta uma passada em frente ao hospital para ver de onde chegam as ambulâncias. O mesmo acontece no Hospital Universitário. Por mês, o HU atende em média pouco mais de 9.300 pacientes. São quase mil internações mensais.
O HU tem 512 funcionários e 370 médicos, incluindo os residentes. Lá são feitas cirurgias de urgência e eletivas nas especialidades de Anestesia, Cabeça/Pescoço, Colo Proctologia, Geral, GO, Infantil, Neuro-Cirurgia, Ortopédica, Otorrino, Plástica, Urológica, Vascular e Endoscopia.
Como o São Vicente, também recebe pacientes de outras cidades. Nos dois hospitais, pacientes de Várzea Paulista lideram os atendimentos a outras cidades (veja quadro). Mas há atendimentos de gente que veio de longe. Os oficiais. Os que mentem, dizendo morar em Jundiaí, formam outra história, meio escondida.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas