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sexta-feira, 19 abril, 2024

Itatiba recebe reunião da Câmara de Educação da RMC

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Encontro foi na semana passada e nele foram discutidos assuntos e problemas comuns à região
Itatiba foi sede da reunião da Câmara Temática de Educação da RMC (Região Metropolitana de Campinas) do mês de maio. O encontro aconteceu na quinta-feira na Estação Ciências. Participaram Fátima Polesi Lukjanenko, secretária da Educação de Itatiba, secretários e representantes das cidades da RMC, José Eduardo Martins, da Agencamp e Rubens Mandetta, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Cinco ítens foram discutidos: Apresentação de Projetos oferecidos pelo Instituto Natura – Trilhas, Comunidade de Aprendizagem e Conviva Educação; Meritocracia; Decreto 6094/2007; Crise Hídrica; e Planos Municipais de Educação.
“Essas reuniões abordam as orientações da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Secretaria Estadual da Educação, configurando um importante espaço para a atualização dos secretários. A troca de experiências está sempre presente, permitindo a ampliação dos olhares no enfrentamento dos desafios cotidianos da escola publica da RMC”, avalia Fátima Polesi Lukjanenko.
O tema mais debatido na reunião foi a Meritocracia. Cada município apresentou sua experiência sobre como avalia o mérito do profissional da educação. As experiências relatadas abordaram a avaliação da pontualidade, assiduidade, desempenho eficiente no trabalho pedagógico e reflexo dessas avaliações na melhoria de resultados dos municípios.
Foi comum entre os secretários a observação de que, após a implementação de um sistema de gratificação, as faltas dos professores da rede pública caíram. “Alguns municípios já perceberam a correlação da meritocracia/gratificação também com o desempenho dos alunos em avaliações municipais”, completa Fátima.
Após o relato das experiências, o professor Ismael Campos Bravo apresentou estudos e retomou o Plano de Metas disposto no Decreto 6094, que definiu o ‘Compromisso Todos pela Educação’. Nesse Decreto já estava presente a valorização do mérito do profissional da educação. O professor fez um comparativo entre as diretrizes do ‘Compromisso Todos pela Educação’ e as ‘20 Metas do Plano Nacional da Educação’, que é o norteador dos Planos Municipais de Educação.

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