24.2 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

Revolução na Alimentação movimenta escolas de Itatiba

spot_img

Programa leva alimentação saudável às escolas, e crianças ajudam difundir o hábito do “slow food”
Em 2014, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Seção de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria da Educação, aderiu à campanha ‘Food Revolution Day’ – ou ‘Dia da Revolução na Alimentação’. Este ano, o ‘Dia da Revolução Alimentar’ foi na sexta-feira passada (15) e algumas escolas promoveram ações incentivando o consumo de alimentos saudáveis.
“A alimentação saudável é um cuidado constante das nutricionistas da rede municipal de ensino, que acompanham diariamente a alimentação nas escolas e promovem orientação para as merendeiras. A adesão a essa campanha soma-se às ações da Prefeitura por uma alimentação mais saudável”, afirma o prefeito João Fattori.
Atendendo à Resolução Federal nº 26, de 17 de junho de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação das escolas de Ensino Básico no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, a Prefeitura fornece diariamente aos alunos um cardápio variado no qual constam legumes, verduras e frutas.
O ‘Food Revolution Day’ tem como objetivo reforçar esse compromisso e mostrar aos alunos a importância da alimentação saudável, não apenas na escola, mas também em casa. “A alimentação saudável deve ser estimulada desde cedo nas crianças para que elas se acostumem com o sabor das frutas, verduras e legumes. A campanha também quer fazer com que as crianças levem esses conhecimentos para casa e que haja uma continuidade desses hábitos saudáveis além do ambiente escolar”, explica a chefe da Seção de Alimentação e Nutrição Escolar da Prefeitura, Fernanda Miloni Ruiz.
A campanha teve grande adesão dos Cemeis, com o incentivo dos gestores e professores que fizeram atividades e brincadeiras propostas pela Secretaria da Educação.O Cemei ‘Profª Sirliene C. R. de S. Bredariol’ desenvolveu diversas atividades com as crianças, entre elas a Caixa surpresa, onde os alunos tentavam adivinhar qual fruta estava dentro da caixa; o Momento da culinária, quando os alunos puderam observar o preparo da salada de frutas pelas merendeiras; e por fim, o Piquenique na hora do lanche, quando eles experimentaram a salada de frutas preparada no período da manhã, só que em outro ambiente. Houve, ainda, apresentações de teatro, música e leitura.
A campanha é criação do chef e apresentador de TV inglês, Jamie Oliver e seu objetivo principal é disseminar o conceito de slow food (comida devagar) para o máximo de pessoas possíveis, mostrando que é preciso “cozinhar, compartilhar e vivenciar o seu alimento”. O conceito contrapõe-se ao fast food (comida rápida) e do alimento industrializado muito consumido por adultos e crianças no cotidiano, hábito imposto muitas vezes pela falta de tempo para o preparo da comida e alimentação mais cuidadosa.
Foto: João Fattori, prefeito de Itatiba | DIVULGAÇÃO

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas