24.2 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

Terceirização prejudica o trabalhador, diz Gerson

spot_img

Desde que o projeto que estende a terceirização de serviços a outros segmentos passou pela Câmara dos Deputados, o vereador Gerson Sartori não poupa um minuto sequer para mostrar o quanto a terceirização é prejudicial aos trabalhadores.
“É uma conta simples demais – explica Gerson. Se uma empresa paga X para um funcionário, tem esse X de despesa mais os encargos sociais. Se essa mesma empresa entrega esse trabalho, ou seja, terceiriza essa função para outra empresa, vai fazer isso para cortar despesas, ou seja, vai pagar menos. A empresa terceirizada, que é contratada pela primeira, vai contratar o funcionário, pagar menos ainda, porque precisa ter lucro. Quem perde é o trabalhador, sempre”.
Gerson cita ainda exemplo de alguns serviços que já foram terceirizados, e que os resultados, em termos de qualidade, foram desastrosos. “Temos empresas que fazem entregas, outras que montam o que é comprado nas lojas. O atendimento caiu em qualidade, e são constantes as reclamações”, afirma Gerson.
Sartori entende, porém, que alguns tipos de serviço ficaram no nível anterior depois que foram terceirizados. “Veja o caso de empresas de segurança e limpeza, que atuam em prédios, condomínios e empresas. Praticamente não há reclamações quanto a qualidade, mas tenho certeza que esses funcionários não fossem terceirizados, ganhariam mais do que ganham atualmente”.
Gerson pretende ainda mobilizar a sociedade para que o projeto não siga adiante. Reuniões com lideranças de bairro já foram marcadas, e com dirigentes de sindicatos também. “É preciso entender que quanto mais o trabalhador ganha, mais ganham também o industrial, o comerciante, o prestador de serviços. Isso é um ciclo – se alguém ganha mal, não gasta; se não gasta, o comércio sente e a indústria precisa demitir. A terceirização não ajuda ninguém”.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas