26.8 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Congresso Brasil-Alemanha traz especialistas a Jundiaí

spot_img

Jundiaí realiza na terça (9) e na quarta-feira (10) o 3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos”, na sede de campo do Clube Jundiaiense. Renomados profissionais do setor estão na programação, totalmente gratuita. A realização é da Prefeitura de Jundiaí e Universidade de Braunschweig, da Alemanha. As inscrições já foram encerradas.
A abertura contará com o prefeito Pedro Bigardi. Também é esperado o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Toda a programação está sujeita a alterações e pode ser consultada no site do evento. No primeiro dia, as discussões serão sobre políticas públicas e panorama de mercado.
Entre os palestrantes da terça (9), está o professor doutor Klaus Fricke, diretor do departamento de resíduos naturais da Universidade de Braunshchweig e presidente do Centro de Pesquisa, Educação e Aplicação em Resíduos Urbanos (CREED). Ele vai falar sobre Panorama global da gestão resíduos e as políticas públicas. Para o mesmo dia, outro debate importante será O mercado de biogás no Brasil, realizado pelo coordenador da Agencia Alemã de Cooperação Técnica (GIZ), doutor Jens Giersdorf.
O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, falará sobre Projeto I-Nopa Jundiaí: sinergia entre mercado e academia para gestão sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos. Além disso, a secretária de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias, ministrará palestra sobre o tema ‘Gestão Estadual de Resíduos Sólidos’.
No mesmo dia, temas como Poder Judiciário e seu compromisso com as novas práticas sustentáveis na gestão de resíduos; Mercado de valorização de resíduos sólidos urbanos no Brasil; Valorização dos resíduos em Florianópolis e visão de futuro; e Gestão sustentável de resíduos sólidos em municípios de menor porte – caso de Votuporanga serão discutidos.
Também estão na programação as palestras Gestão Pública de Resíduos: uma abordagem modular, integrada e sustentável; Coprocessamento em fornos de clínquer: uma alternativa sustentável de destinação do CDR de resíduo sólido urbano na indústria de cimento; Panorama do mercado e conceitos tecnológicos para uma gestão eficiente de CDR; e Mercado de composto orgânico no Brasil.
O segundo dia de congresso será dividido em dois blocos palestras sobre o panorama tecnológico e panorama institucional. Entre os temas, Tecnologias biológicas; Tecnologia Dranco para resíduos sólidos urbanos-fermentação seca continua; Portfólio tecnológico – tratamento mecânico e biológico (compostagem e secagem) para valorização de RSU; Tecnologia modular de compostagem: uma alternativa de baixo investimento; e Modelo de planta moderna para triagem de RSU e geração de combustível derivado de resíduos.
Também estão na programação Potencialidade dos recursos secundários no Brasil; Soluções Tecnológicas de Rastreabilidade dos Resíduos da Construção Civil e Resíduos Hospitalares – Caso Jundiaí; Os avanços do Brasil na Reciclagem e Logística Reversa de Materiais Compósitos; O cooperativismo e a PNRS; Ações imediatas para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – resíduos secos, úmidos e da construção civil; e Perspectivas e desafios da gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil.
Além disso, há palestras com os temas Tratamento e Valorização: Visão estratégica para desenvolvimento de negócios no Brasil; A PNRS como mola propulsora de oportunidades comerciais; Licenciamento ambiental de sistemas de tratamento de resíduos sólidos urbanos; Financiamento de projetos inovadores em tratamento e valorização de resíduos; Linhas de financiamento para resíduos sólidos urbanos; Gestão de RSU: Cargas difusas um desafio tecnológico.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas