20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Jundiaí instala placas alertando sobre câmeras

spot_img

O objetivo é diminuir a criminalidade. Na última semana, a prefeitura de Jundiaí começou a instalar as placas alertando sobre a presença de câmeras de segurança, e informando os números de emergências das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal.
Jundiaí tem um sistema de monitoramento por câmeras reconhecido como eficiente e um dos melhores do estado. As câmeras possuem, inclusive, o OCR, que permite a leitura e consulta dos números das placas de carros.
“Além de orientar as pessoas que estão ou chegam em Jundiaí sobre o sistema de monitoramento que temos, as placas também irão inibir a criminalidade, especialmente nos casos de roubo e furto de veículos”, afirma o prefeito Pedro Bigardi, ao informar que a sinalização será colocada em todas as entradas e saídas da cidade.
Jundiaí conta com 93 câmeras com o leitor eletrônico de placas (OCR) e 85 para o monitoramento, totalizando 37 pontos monitorados. “As câmeras de OCR estão localizadas em todas as entradas e saídas da cidade justamente para atuar nas ocorrências de roubo e furto de veículos. Já as de monitoramento são específicas para outros delitos como pichação, abordagem de veículos, além de auxiliar no trabalho da Polícia Militar e da Civil”, explica o delegado Roberto Ferraz, comandante da Guarda Municipal.
O sistema OCR registrou um aumento de aproximadamente 34% entre 2013 e 2014 nos atendimentos de ocorrências de furto, roubo ou outro delito em veículos cadastrados. Por conta disso, Jundiaí teve uma queda em crimes de roubo e furto de veículos entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, se comparado com o mesmo período de 2014, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, divulgados em março deste ano.
Segundo os números do Governo do Estado, Jundiaí teve 210 furtos de veículos registrados no primeiro bimestre deste ano. Em 2014, foram 322 – uma queda de 35%. O percentual é maior que o alcançado pelo Estado (25,7%) no combate a este tipo de crime. As estatísticas também apontam redução de 7,3% (131 para 121) nos crimes de roubo de veículo no município. Os registros gerados com o auxílio do vídeo-monitoramento também subiram cerca de 11% (1962 em 2013 para 2184 em 2014).

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas