16.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Agora é tempo de renegociar dívidas

spot_img

Só em abril, 500 mil consumidores entraram para a lista de devedores e negativados. Isso representa quatro em cada dez adultos com nome na lista de inadimplentes. “A inadimplência atingiu seu ápice. Não dá mais para remediar a situação, é hora de controlar de vez o orçamento”, afirma o educador financeiro Pedro Braggio.
As contas bancárias são as que mais têm pagamentos atrasados, porém, cada vez mais, contas como de energia elétrica e água estão ficando pendentes. Pedro aconselha que para renegociar as dívidas com os bancos é importante avaliar condições de taxas e juros dos concorrentes e, sobretudo fazer cálculos realistas. “O inadimplente deve se comprometer apenas com o que realmente poderá ser pago. Por outro lado, parcelamentos muito longos devem ser evitados”, afirma.
Pedro ainda aconselha que o acordo seja feito sempre pessoalmente e não ocorra na primeira visita ao gerente, por pressão ou desespero. “Ao negociar e começar a pagar sua dívida, não caia novamente no descontrole a ponto de não cumprir o combinado. Se isso ocorrer, as taxas para renegociação são ainda maiores. Prometeu pagar, paga”, alerta.
Com relação à prioridade das contas, o conselho de Pedro é começar por aquelas que possuem juros mais altos. Deixar o cartão de crédito em casa e esquecer a possibilidade de um novo empréstimo também são formas de se evitar novas contas. “Só com educação financeira podemos alcançar felicidade na nossa relação com o dinheiro e isso inclui renúncia e disciplina”, finaliza Braggio.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas