29.9 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Artesp quer mudar transporte intermunicipal. Jundiaí incluída

spot_img

Edital prevê que cinco empresas operem todas as ligações intermunicipais do Estado; atualmente, monopólio impera

A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) publicou o edital de concessão do Sistema de Transporte Intermunicipal de passageiros do Estado de São Paulo. A licitação envolve viagens em todo Estado e de alta demanda como Santos – São Paulo, Bauru – Campinas e Jundiaí – São Paulo e prevê uma total renovação operacional para atender as demandas que se apresentaram com o desenvolvimento de São Paulo.
O novo modelo de gestão e prestação de serviços de transporte intermunicipal de passageiros trará benefícios para os usuários. Todas as linhas atuais serão mantidas. A frota de ônibus será renovada ao longo da nova concessão. Os novos ônibus terão wi-fi gratuito onde houver sinal de internet nas rodovias. Haverá ar condicionado nos ônibus que fazem percurso de longa distância. O atendimento dos passageiros nos terminais será automatizado mais rapidamente para todas as linhas.
O Sistema de Transporte Intermunicipal de passageiros passará a ser dividido em cinco áreas de operação a serem licitadas: Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru e Santos. Serão licitadas todas as linhas intermunicipais, exceto as de regiões metropolitanas atualmente reguladas pela EMTU. A concorrência se dará pela maior oferta de outorga.
A concessão será válida por 15 anos e serão necessários investimentos de aproximadamente R$ 2,7 bilhões pelas empresas ao longo deste tempo. As vencedoras de cada lote serão conhecidas após a conclusão da concorrência internacional. As empresas, inclusive as atuais operadoras, poderão formar consórcios para a disputa. As propostas devem ser apresentadas no dia 25 de agosto, quando então será aberta a sessão de entrega e abertura dos envelopes e conhecidos os vencedores.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas